MENOS DE UM ANO NO CARGO

Chefe da PF em Alagoas é exonerado após denúncia de ingerência política

Por Bruno Fernandes 20/05/2022 - 14:42
Atualização: 20/05/2022 - 15:09

ACESSIBILIDADE

Divulgação/PF
O delegado Sandro Luiz do Valle Pereira
O delegado Sandro Luiz do Valle Pereira

A Polícia Federal exonerou nesta sexta-feira, 20, o delegado Sandro Valle Pereira do comando do órgão em Alagoas. A saída foi publicada no Diário Oficial da União. Não foi nomeado um novo superintendente.

A exoneração ocorreu após o jornal Folha de S. Paulo revelar que Valle Pereira foi mantido na chefia da PF alagoana após uma ingerência política sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) barrar sua substituição, que havia sido decidida pelo novo diretor-geral, Márcio Nunes.relacionadas_esquerda

A denúncia gerou uma crise interna e fez com que representantes da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) se reunissem com a categoria em Alagoas para discutir o assunto.

“A situação relatada pela imprensa em que, supostamente, o Diretor-Geral da PF se vê impossibilitado de realizar a troca na cadeia de comando da Polícia Federal em Alagoas, se confirmada, é fato gravíssimo e inaceitável, demonstrando grave ingerência externa nas atribuições operacionais inerentes à direção do órgão”, diz nota encaminhada à imprensa após a exposição do caso.

Oficialmente, no entanto, a exoneração publicada no Diário Oficial da União diz que a saída de Valle Pereira foi "a pedido".

Ele tomou posse do cargo de superintendente da Polícia Federal em Alagoas em agosto de 2021. A nomeação dele foi anunciada em maio do mesmo ano, mas a cerimônia de posse só aconteceu mais de dois meses depois.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato