CORONEL DO VALLE

Organizações vão ao Palácio do Governo protocolar nota de repúdio

Por Assessoria 20/05/2022 - 09:29
Atualização: 20/05/2022 - 09:35

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Coronel do Valle
Coronel do Valle

Hoje, 20 de maio, às 10h, representantes de organizações da sociedade civil irão ao Palácio do Governo para protocolar a nota de protesto e indignação ao ato do governador interino Paulo Dantas em nomear o Coronel Walter do Valle Melo Júnior para o Comando de Policiamento da Capital (CPC). Aproximadamente 40 instituições, entre elas movimentos sem-terra, sem-teto, sindicatos e partidos políticos, assinam a nota de repúdio.

As organizações do campo, os movimentos populares e sindicais e partidos políticos externaram indignação com a nomeação do Coronel Walter do Valle Melo Júnior, conhecido como Coronel do Valle, para ocupar o Comando de Policiamento da Capital (CPC), publicada no Diário Oficial de Alagoas na segunda-feira (16), como ato do governo interino de Paulo Dantas. Do Valle já esteve nos comandos do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e de Policiamento da Capital; deste último, foi afastado após polêmica com uso de ofensas internas por meio do aplicativo de WhatsApp. 

"Em seus comandos, reprimiu ostensivamente as periferias e as organizações populares. Nesses períodos, houve um crescimento de assassinatos de jovens negros. Reconhecido como “linha-dura” e bolsonarista de carteirinha, a sua nomeação coloca em grave risco as vidas dos mais vulneráveis e pode representar um crescimento da violência policial contra a liberdade de expressão e as mobilizações históricas por terra, moradia e dignidade humana", ressaltaram os denunciantes.

"Alagoas é um estado marcado profundamente pelas desigualdades sociais, econômicas e políticas (um terço da população está em situação de vulnerabilidade social). Quando o Estado não se ocupa em construir políticas públicas voltadas para a superação da fome e do desemprego, geralmente, faz uso da força policial para reprimir as reivindicações vindas das camadas populares e, paralelamente, garante proteção aos responsáveis pela miséria imposta à população. É urgente construir canais de diálogos e de suplantação do ódio e da violência contra os empobrecidos. É necessário que o Estado, na sua mais complexa formação, se empenhe, alicerçado na Constituição, para garantir moradia, educação, saúde, segurança, terra/território e trabalho ao povo alagoano. Chega! Exigimos, em nome da paz e da justiça social, a exoneração imediata do Coronel do Valle.Basta de alimentar personalidades que usam da violência oficial para enfraquecer a democracia", finalizaram.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato