SHOW EM MACEIÓ

MP vai investigar humorista Léo Lins pelo crime de preconceito contra surdos

Apresentações são conhecidas por adotar tom ácido e preconceituoso
Por MPE 19/05/2022 - 16:57
Atualização: 19/05/2022 - 17:10

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram
Humorista durante protesto antes do início do show
Humorista durante protesto antes do início do show

O Ministério Público do Estado de Alagoas vai apurar a denúncia formalizada pela Associação dos Surdos de Alagoas contra o humorista Léo Lins, que se apresentou recentemente em Maceió. Em vídeos divulgados anunciando o evento e, ainda durante o show, realizado no dia 30 de abril, ele teria feito gestos e dito palavras consideradas preconceituosas contra as pessoas surdas.

Para a chefia da instituição, Léo Lins agiu de forma desrespeitosa e o seu comportamento vai ser apurado com a urgência que o caso requer.relacionadas_esquerda

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira, 18, o procurador-geral de Justiça em exercício, Valter Acioly, recebeu dois representantes da comunidade surda, Adeilson Alves e Isabel Alvim, que protocolaram um pedido de providências em desfavor de Léo Lins.

“Vamos apurar nas esferas cível e penal para saber se está configurada a violação a algum direito dos surdos e se houve mesmo o cometimento de crime de preconceito. Pelo que nos foi explicado, o humorista agiu de maneira intolerante, com posturas irônicas reprováveis ao zombar de uma deficiência que exige respeito por parte da sociedade”, declarou.

O representante da Associação dos Surdos de Alagoas, Adeilson Alves, disse que a queixa apresentada ao Ministério Público não busca apenas a punição para Léo Lins e que o objetivo também é conscientizar a sociedade sobre os direitos do segmento que ele representa.

“Estamos aqui como minoria linguística, reivindicando o respeito pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pela identidade e cultura surdas. Nós não nos entendemos como pessoas incapazes por causa da surdez, podemos e temos capacidade para fazer o que quisermos, como qualquer pessoa sem deficiência”, disse ele.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato