ACIDENTE AÉREO

Avão da Gol acerta pássaro na decolagem e tem parte de dispositivo destruído

Por Redação com Agência 19/05/2022 - 10:36

ACESSIBILIDADE

Reprodução Aeroin
Aeronave em decolagem
Aeronave em decolagem

Um Boeing da Gol Linhas Aéreas colidiu com uma ave durante a decolagem no Aeroporto de Maceió, no último dia 11 de maio. Durante a colisão, a aeronave 737 MAX teve o tubo de pitot direito danificado e teve que retornar para a capital.

De acordo com as informações passadas pela Força Aérea Brasileira, o avião realizaria o voo G3-1999 com destino à Brasília. Após o incidente, como não havia velocidade segura para parada, houve a decolagem e em seguida o retorno.

Ainda segundo as informações divulgadas, o pássaro atingiu a parte frontal da aeronave e os motores seguiram funcionando normalmente, não havendo assim qualquer risco para a segurança do voo, que ficou no ar por 25 minutos até a volta.

A ANAC explicou que o tubo de pitot é um dispositivo cilíndrico com uma extremidade aberta que é apontada contra o fluxo (isto é, de modo que o ar vá de encontro ao instrumento aprovado, ou seja, de frente), que ajuda a medir a velocidade da aeronave, por exemplo. De acordo com dados disponíveis, presume-se que não houve alguma variação da velocidade mostrada nos instrumentos.


Encontrou algum erro? Entre em contato