ALAGOAS

Maragogi decreta estado de emergência em saúde para conter avanço da dengue

Por Tamara Albuquerque 11/05/2022 - 08:04

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Centro de Maragogi
Centro de Maragogi

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto, decretou nesta quarta-feira, 11, estado de emergência pública em saúde no município em razão do surto epidêmico de dengue, chinkungunya e zika. A decisão, que ficará em vigor por 90 dias, foi publicada em decreto, o que permite que os órgãos públicos da área adotem medidas emergenciais e sem burocracia, como a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura ou de proprietários/entidades privadas, na missão de combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Maragogi poderá contratar trabalhadores em regime temporário para o programa de combate à dengue, com a anuência jurídica e autorização do Chefe do Poder Executivo. O Município foi notificado pelo Ministério da Saúde da ocorrência de 119 casos de dengue, três casos de chinkungunya e  um caso de zika no período de janeiro a maio deste ano. A notificação das arborivoses é compulsória.

O prefeito levou em consideração o fato de que o país enfrenta um "verdadeiro estado de calamidade pública, em razão do altíssimo índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, o que se evidencia com o atual estado de alerta epidêmico que se encontra o Estado e Alagoas". 

Relatório Técnico da Vigilância em Saúde, do setor de Vigilância Epidemiológica e o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA), apontam médio risco para infestação pelo mosquito, em vários pontos da cidade, o que acionou o alerta para necessidade de adoção de medidas mas rigorosas para evitar a proliferação do mosquito e evitar o aumento dos casos das doenças e possíveis óbitos.



Encontrou algum erro? Entre em contato