GOVERNO FEDERAL

Troca de chefe da PF em Alagoas é barrada por ingerência política de Bolsonaro

Proocesso interno de substituição do atual superintendente chegou a ser aberto
Por Bruno Fernandes 05/05/2022 - 15:03
Atualização: 05/05/2022 - 17:00

ACESSIBILIDADE

Polícia Federal
Nunes é o quarto diretor-geral da PF em menos de quatro anos
Nunes é o quarto diretor-geral da PF em menos de quatro anos

Uma ingerência política sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) barrou a tentativa da cúpula do órgão de trocar o superintendente em Alagoas, o delegado Sandro Valle Pereira, revelou nesta quinta-feira, 5, uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o texto assinado pelos jornalistas Camila Mattoso e Fabio Serapião, a gestão do atual diretor-geral da corporação, Márcio Nunes, chegou a abrir formalmente o processo interno de substituição do atual superintendente de Alagoas pelo delegado Marcelo Werner.

Segundo pessoas que acompanharam o caso, porém, o ministro Anderson Torres (Justiça) foi o responsável por informar que a mudança havia sido vetada.

Em nota enviada ao veículo, a assessoria da PF não respondeu aos questionamentos sobre as razões de a substituição ter sido suspensa nem de quem partiu a ordem política.

"Especificamente com relação ao Dr. Werner, informamos tratar-se de um excelente profissional, que tem demonstrado qualificação e qualidades que o habilitam a exercer atividades de direção, motivo inclusive que o levou a ser convidado a compor a gestão da SR/BA, local de sua lotação", diz a nota.

Como mostrou a Folha, a troca de comando em Alagoas era uma das mudanças em chefias de superintendências previstas após Nunes assumir o comando da PF, em 25 de fevereiro.

Nunes é o quarto diretor-geral da PF em menos de quatro anos do governo de Jair Bolsonaro e substituiu o delegado Paulo Maiurino, cuja curta gestão de dez meses foi marcada por crises internas.

Questionado, o Ministério da Justiça não se manifestou.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato