DUAS RODAS

Número de acidentes com bicicletas em Maceió aumenta 275% em 2021

Dados foram divulgados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió
Por Redação com assessoria 27/04/2022 - 16:14

ACESSIBILIDADE

Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Ciclovia da Avenida Fernandes Lima elevará em 30% malha cicloviária de Maceió
Ciclovia da Avenida Fernandes Lima elevará em 30% malha cicloviária de Maceió

Cresceu em 275% o número de acidentes envolvendo bicicletas em Maceió, segundo dados divulgados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) e compilados pela Kakau, plataforma digital de seguros liga e desliga.

De acordo com os números, durante todo o ano de 2021 foram registrados 11 sinistros, um número 275% maior do que o observado durante o ano de 2020. Em ambos os anos não houve óbitos no local. Segundo a SMTT, todas as vítimas foram socorridas e levadas para as UPAs da capital ou para o HGE.

De acordo com estudos realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em conjunto com os técnicos da prefeitura e os próprios ciclistas, Maceió precisaria de cerca de 400 quilômetros de ciclovias. A necessidade é de 200 quilômetros de ciclofaixa, 200 km de ciclorrota e cerca de 50 quilômetros de calçadas compartilhadas.

Só que a realidade é bem diferente. Atualmente a cidade tem apenas 6 km de ciclovias, localizados na Rota do Mar (antiga Ecovia Norte), no bairro Benedito Bentes. E a Secretaria Municipal de Infraestrutura está trabalhando para o número melhorar.

A Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, vai ganhar 4,8 km de ciclovias. Já o Parque da Mulher, na Jatiúca, terá 755 metros. O que vai totalizar mais de 11 km de vias acessíveis para as bikes. Isso sem contar dos conjuntos habitacionais já entregues e em construção.

Associadas a uma vida mais saudável, sustentável e divertida, sem dúvidas as bikes ganharam o gosto dos brasileiros. Em 2021 houve uma redução de 2% no número de vendas em todo o país. Mas o número ainda é 48% maior em comparação ao início da pandemia. As estatísticas são da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas).

"E, com mais bicicletas nas ruas e uma infraestrutura que não acompanha o crescimento necessário para recebê-las, infelizmente a tendência é de vermos um aumento no número de sinistros envolvendo bicicletas”, explica o CEO da Kakau, Henrique Volpi.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato