ALERTA

Nível das águas do Rio São Francisco terá elevação significativa neste final de semana

Por Tamara Albuquerque 22/01/2022 - 09:17
Atualização: 22/01/2022 - 09:38

ACESSIBILIDADE

Defesa Civil
Defesa Civil faz monitoramento das águas do Rio São Francisco em Penedo
Defesa Civil faz monitoramento das águas do Rio São Francisco em Penedo

A elevação do nível das águas do Rio São Francisco continua ocorrendo gradativamente e a vazão deve chegar a 4 mil m³ até o próxima segunda-feira, dia 24, na região do Baixo São Francisco.  Esta semana, os dias 15 e 20, o nível do rio passou de 1,75 m para 2,42 metros no local onde a primeira régua que mede a altura da lâmina d’água já está submersa, no município de Penedo.

A elevação será significativa até domingo e é decorrente de mais água liberada do reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL, barragem da Chesf que chega neste final de semana com vazão de 3.000 m³/s (três mil metros cúbicos por segundo). A Defesa Civil de Penedo está monitorando o rio e visitou locais nas áreas urbanas e rural que, historicamente, são inundados por motivo de cheia.


Nessas inspeções, os funcionários da Defesa Civil alerta moradores das áreas ribeirinhas para a necessidade de deslocamento para lugar mais seguro, recomendação que vem sendo divulgada na região. Segundo o gestores públicos, se houver necessidade, a Prefeitura de Penedo disponibilizará meios para retirada de bens pessoais e tem espaços públicos para acolher eventuais desabrigados. 

Moradores dessa região são ainda orientados a evitar lazer nas águas do rio, que apresentam correnteza mais forte.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato