ESTIAGEM

Governo decreta situação de emergência em 42 municípios

Por Tamara Albuquerque 21/01/2022 - 16:16

ACESSIBILIDADE

Confrat Brasil/ORG
Estiagem castiga municípios alagoanos do Semiárido
Estiagem castiga municípios alagoanos do Semiárido

O governador Renan Filho decretou situação de emergência em 42 municípios do Seminário alagoano em decorrência da seca que assola a região. A medida vale por 180 dias e está detalhada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 21. Renan Filho também informou que, junto a órgãos municipais, vai adotar medidas para restabelecer a normalidade nos municípios. O documento não informa quais.

O decreto cita danos e prejuízos econômicos causados pelo período da estiagem para a população dos municípios afetados, que sofrem com a falta de chuvas e com o abastecimento irregular de água. Para decretar a situação de emergência, o governo considerou a redução intensa das precipitações pluviométricas a "níveis sensivelmente

inferiores aos da normal climatológica", também citou a queda intensificada das reservas hídricas de superfície provocada pela má distribuição das chuvas na região.

Segundo o governo, o alto comprometimento dos reservatórios hídricos locais tem ocasionado dificuldades em relação ao abastecimento d´água para o consumo humano e animal. O documento lembra que a população não
consegue superar os danos e prejuízos provocados pela seca, inclusive em função da situação socioeconômica desfavorável da região.

Após a publicação do decreto, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) divulgou que segue acompanhando, junto às cidades, a atualização dos dados enviados para os órgãos competentes a fim de manter em plena realização a Operação Pipa, executado pelo Exército Brasileiro.


Confira abaixo a lista dos municípios em situação de emergência:

Água Branca
Arapiraca
Batalha
Belém
Belo Monte
Cacimbinhas
Canapi
Carneiros
Coité do Nóia
Craíbas
Delmiro Gouveia
Dois Riachos
Estrela de Alagoas
Girau do Ponciano
Igaci
Inhapi
Jacaré dos Homens
Jaramataia
Lagoa da Canoa
Major Izidoro
Maravilha
Mata Grande
Minador do Negrão
Monteirópolis
Olho d’Água das Flores
Olho d’Água do Casado
Olho d’Água Grande
Olivença
Ouro Branco
Palestina
Palmeira dos Índios
Pão de Açúcar
Pariconha
Paulo Jacinto
Piranhas
Poço das Trincheiras
Quebrangulo
Santana do Ipanema
São José da Tapera
Senador Rui Palmeira
Tanque d’Arca
Traipu


Encontrou algum erro? Entre em contato