Alagoas, 20 de maio de 2022 23º min 27º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
AUMENTO DE CASOS

Maceió retoma serviço de 24h para síndromes gripais em duas unidades de saúde

Adja Alvorável/Estagiária sob supervisão, com assessoria

20/01/2022 18h06

Medida se deu devido ao aumento no número de casos
Itawi AlbuquerqueMedida se deu devido ao aumento no número de casos

Foi retomado o serviço 24h em duas unidades de saúde em Maceió, que estão em funcionamento desde quarta-feira (19). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida levou em conta o aumento do número de síndromes gripais.

A Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintella, no Graciliano Ramos, foi reaberta e funcionará 24h para atendimentos exclusivos às síndromes gripais. A Unidade de Saúde Aliomar Lins, no Benedito Bentes, que funcionava como Corujão da Saúde, atendendo das 7h às 21h, passou a funcionar 24h em ala específica para atendimento às síndromes gripais.

Desde dezembro, a unidade de Saúde Jorge Duarte estava passando por reparos para retornar à Atenção Básica, depois de um ano e três meses em que funcionou com atendimento exclusivo às síndromes gripais.

No período de maior demanda, de março a maio de 2021, a unidade Jorge Duarte chegou a fazer 9.305 atendimentos, com 3.486 atendimentos às síndromes gripais em um único mês.

A procura pelos serviços na unidade caiu nos meses seguintes, à proporção que a vacinação avançou em Maceió, resultando na redução do número de casos de covid-19. Diante da estabilização da situação sanitária, o atendimento às síndromes gripais foi desativado no final de novembro e a unidade estava passando por reparos para reabrir como portas abertas.

De acordo com a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a decisão de reabrir a unidade se deu porque a mesma "dispõe de estrutura e pessoal preparados para esta demanda”.

Funcionamento 24h
Aliomar Lins - Benedito Bentes
A unidade passar a ofertar três tipos de atendimento
- Das 7h às 17h - O atendimento é específico de Estratégia de Saúde da Família, ou seja, para aquela área cadastrada e coberta pela unidade de saúde
- Das 17h às 21h - Corujão da Saúde (já estava funcionando) - atendimento médico geral, sem especificar região de atendimento.
- Atendimento 24 horas - Apenas para síndromes gripais. Os profissionais farão triagem na entrada da unidade e haverá área específica para este tipo de atendimento.
Jorge Duarte Quintella- Graciliano Ramos
- A unidade foi a última "Sentinela" a encerrar o atendimento específico e voltará a funcionar atendendo exclusivamente às síndromes gripais.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade