MACEIÓ

PGM Maceió recupera R$ 41 milhões para os cofres públicos

Por Assessoria 19/01/2022 - 15:57

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas/Arquivo
Montante decorre especialmente de um grande movimento de não judicialização da dívida ativa
Montante decorre especialmente de um grande movimento de não judicialização da dívida ativa

A Procuradoria-Geral do Município de Maceió recuperou, por meios diretos e indiretos de cobrança, mais de R$ 41 milhões para os cofres públicos em 2021. O valor é o maior já registrado pelo Município.

De acordo com o Procurador-Chefe da Procuradoria Especializada da Fazenda Municipal, Guilherme Lanzillotti, esse montante decorre especialmente de um grande movimento de não judicialização da dívida ativa, especialmente através da cobrança por meio de protestos extrajudiciais, cujo resultado proporciona o aumento no financiamento de políticas públicas na capital.

“A importância do incremento da arrecadação reflete no aumento do financiamento das políticas públicas que devem albergar toda a sociedade maceioense, políticas de valorização do servidor, política de educação fiscal do contribuinte conscientizando da necessidade de estar em dia com fisco, a fim de que não sofra constrições patrimoniais e negativação nos órgãos de proteção de crédito, bem como transparência na aplicação do produto arrecadado”, disse.

Ainda de acordo com Guilherme Lanzillotti, o ano de 2021 registrou mês a mês um crescimento na arrecadação e que para 2022 a tendência é que aumente cada vez mais devido às novas ações adotadas pelos Procuradores.

“A tendência é que em 2022 o montante seja maior que o registrado no ano anterior. Os recursos restituídos através desta atuação auxiliarão a Prefeitura a garantir saúde, segurança e educação aos cidadãos maceioenses”, destacou.

O Presidente da Associação dos Procuradores de Município do Estado de Alagoas (APROMAL), Victor Silva, destaca que o montante recolhido é resultado do empenho dos Procuradores de Maceió em defender os interesses do município, o que reforça a importância da carreira, que traz ao erário recursos que poderão ser investidos em áreas importantes para o desenvolvimento da capital.

“Os números talvez sejam a forma mais objetiva de comprovar aos gestores e à sociedade o benefício de um Município possuir Procuradores Municipais de carreira. Os Procuradores são servidores que conhecem intimamente a realidade do ente público ao longo dos anos e, por conta disso, se preocupam com o estabelecimento de medidas que impliquem em benefício permanente às cidades. Além disso, os valores arrecadados por Procuradorias estruturadas são extremamente superiores aos custos do órgão. Maceió é um grande exemplo disso. O resultado está aí à disposição de todos”, concluiu.


Encontrou algum erro? Entre em contato