CHUVAS

Chesf anuncia aumento da vazão das hidroelétricas no São Francisco

Por Tamara Albuquerque 11/01/2022 - 16:48

ACESSIBILIDADE

Chesf
mmmm
mmmm

A Superintendência de Gestão da Operação do Sistema Chesf alerta para cheias nos reservatórios das usinas hidroelétricas da Bacia do São Francisco em decorrências das chuvas que castigam o estado de Minas Gerais. Apesar de enfatizar que todas as barragens e usinas operadas pela Chesf encontram-se em condições seguras, o superintendente do órgão, Tony Ulysses Firmino, solicita ampla divulgação do atual estado dos reservatórios às comunidades ribeirinhas.

Em carta circular encaminhada ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Firmino alerta para a grande importância da não ocupação de áreas situadas na calha principal do rio, que pode sofrer elevação das vazões para valores acima de 4 mil m², a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia. O superintendente destaca que a vazão de restrição no Vale é de 8 mil m²/segundo. 

A partir de amanhã, informa o superintendente no documento, será iniciada a programação de elevação gradual das defluências [ecoamentos] para os reservatórios de Sobradinho e Xingó visando controlar a cheia na Bacia, que foi oficializada pelo ONS em função das expressivas chuvas ocorridas na Hidroelétrica de Três Marias, coma  consequente elevação de sua afluência. O processo será monitorado. A bacia do Rio São Francisco vivenciou longo período de baixo volume de águas.


Encontrou algum erro? Entre em contato