AEROBAUTAS EM GREVE

Aeroporto de Maceió pode ter redução de 50% nas viagens

Por Tamara Albuquerque 25/11/2021 - 07:46

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Aeroviários entram em greve na segunda-feira (29) por reposição inflacionária nos salários
Aeroviários entram em greve na segunda-feira (29) por reposição inflacionária nos salários

As pessoas que vão viajar e compraram passagens de avião para a próxima semana devem se dirigir às empresas para questionar se haverá garantia de embarque no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. Pilotos e comissários de voo entrarão em greve a partir de segunda-feira (29) e por tempo indeterminado. A apresentação de uma solução para o impasse deve ser a prática adotada pelas companhias aéreas, mas o consumidor já deve cobrar uma resposta antecipada.

A paralisação das atividades em 50% por dia foi aprovada em assembleia realizada ontem (24) e o motivo é a falta de acordo entre os aeronautas e o Snea (Sindicato Nacional da Empresas Aéreas) sobre a convenção coletiva da categoria. O SNA pede que os salários sejam reajustados de acordo com a inflação dos últimos 24 meses.


“A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021”, diz o sindicato. “Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço.”

Em nota distribuída à imprensa, o SNA afirma que “pilotos e comissários deram colaboração importante para a recuperação das empresas aéreas ao aceitar, de maneira correta, reduções salariais e remuneratórias que perduram até hoje”.

A categoria também lembra que as próprias empresas apontam em seus informes ao mercado, assim como também demonstram notícias publicadas na imprensa, que o "setor aéreo não só vem se recuperando aceleradamente como projeta para o futuro próximo um crescimento que não condiz com a intransigência de impor um achatamento salarial de toda uma categoria.”

Até o momento, as empresas não divulgaram como vão lidar com a situação para cumprir o que foi vendido ao usuário. No Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, operam as companhias Gol, Latam, Azul Itapemirim (ITA) e TAP (Lisboa).


Encontrou algum erro? Entre em contato