SÓ EMERGÊNCIA

Restrições no atendimento do HGE começam nesta quinta-feira

Hospital fará triagem dos usuários para atender, exclusivamente, casos com risco de morte
Por Tamara Albuquerque 25/11/2021 - 07:13
Atualização: 25/11/2021 - 07:33

ACESSIBILIDADE

Secom/AL
Alexandre Ayres comunica restrições no atendimento do HGE
Alexandre Ayres comunica restrições no atendimento do HGE

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, restringe, a partir desta quinta-feira (25), o atendimento aos usuários do SUS e passa a atender, exclusivamente, os casos de emergência. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou que a medida, divulgada ontem pelo EXTRA, visa desafogar o hospital. Os casos de urgência serão orientados a buscar assistência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

“Entregamos seis UPAs durante o governo Renan Filho aqui na capital e já entregamos três hospitais no interior. Hospitais porta aberta que têm atendido a população e evitado que esses pacientes do interior venham para capital. Agora é chegado o momento da gente direcionar o atendimento dos pacientes de urgência, pacientes que são atendidos na porta azul do HGE, e que podem, tranquilamente, ser atendidos nas UPAs. Com isso, a gente vai destinar o atendimento do HGE para atendimentos de emergência. Isso vai, sem dúvida nenhuma, desafogar o hospital e a gente vai viver melhores momentos na saúde pública aqui em Alagoas”, anunciou,

Caso de emergência é o que precisa de assistência médica imediata, pois a situação implica em um risco grande de morte, como corte profundo, acidente de origem elétrica, picada ou mordida de animais peçonhentos, hemorragia [forte sangramento], infarto do miocárdio [dor forte no peito], dificuldade respiratória, intoxicação por alimento ou medicamento, sangue no vômito, urina, fezes ou tosse; grave reação alérgica, febre alta permanente, convulsões, dores intensas no peito, abdômen, cabeça e outros, agressões físicas e acidentes de carro, moto, atropelamento e quedas e outros.

Já os casos entendidos como de urgência são aqueles em que o paciente não apresenta risco de morte, mas que pode evoluir para complicações mais graves, sendo necessário o encaminhamento para o plantão hospitalar, como fraturas, luxações, torções, asma brônquica em crise, transtornos psiquiátricos, dor abdominal de moderada intensidade, retenção urinária em pacientes idosos, febre maior que 38 graus há pelo menos 48 horas, mais de um episódio de vômito em até 12 horas e outros.

O HGE terá equipe para fazer a triagem dos pacientes que serão atendidos no local. 


Encontrou algum erro? Entre em contato