ENSINO SUPERIOR

Enem será realizado por mais de 59 mil candidatos em Alagoas

Por Redação com agëncias 20/11/2021 - 13:06

ACESSIBILIDADE

Secom/AL
Abertura dos portões será às 12h, horário de Brasília, e serão fechados às 13h, horário marcado para início do exame
Abertura dos portões será às 12h, horário de Brasília, e serão fechados às 13h, horário marcado para início do exame

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, suspendeu neste sábado(20) a decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que impedia a aplicação da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos com deficiência que não conseguem se expressar por escrito, entre eles os estudantes com paralisia cerebral.

A prova de redação será aplicada amanhã (21), primeiro dia do Enem 2021. A decisão do TRF4 determinava ainda que essa etapa do exame não fosse considerada no resultado final do Enem de 2020 para os candidatos cujos impedimentos exigiriam outro modelo de avaliação.


Entre outros argumentos, para Martins, a liminar colocou em risco a realização de todo o Enem e o desenvolvimento de políticas públicas de acesso à educação superior, com prejuízo aos estudantes inscritos em todo o país. A suspensão determinada pelo STJ é válida até o trânsito em julgado (decisão final) da ação que discute as regras de realização da prova de redação para os candidatos com impedimento físico.

Em Alagoas mais de 69 mil candidatos são esperados para a prova deste ano, sendo cerca de 2 mil para o Enem digital, a ser aplicado nas cidades de Maceió e Arapiraca, em escolas públicas e Universidades.

Os cartões que indicam os locais das provas já estão disponíveis em https://enem.inep.gov.br/participante e não é obrigatória sua apresentação na hora do exame, mas apenas um documento de identidade impresso, com foto e data de validade em dia. O único documento digital que será aceito é o Boletim de Ocorrência (BO) e nenhum outro.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lembra aos candidatos que a abertura dos portões para a realização das provas será às 12h, horário de Brasília, e o fechamento ocorrerá às 13h, horário marcado para início do exame. Mais de três milhões de candidatos se inscreveram na edição do Enem deste ano, o menor quantitativo de estudantes desde 2005, segundo dados oficiais.

Em 2021, foram ofertadas 101.100 vagas para o Enem digital e 68.891 requerentes escolheram a opção online, opção exclusiva para quem já concluiu o ensino médio ou está terminado essa etapa atualmente.

As notas do Enem são usadas por diversas instituições para acesso de estudantes ao ensino superior e por programas do Ministério da Educação, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado por universidade públicas, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos.

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste final de semana, tanto na versão impressa, quanto na versão digital. Além das regras gerais de todas as edições, em 2021 o uso de máscara é obrigatório, assim como foi no ano passado.


Encontrou algum erro? Entre em contato