INFLUÊNCIA EXTERNA

CNJ vai investigar liminares idênticas de juízes de Alagoas e outros três estados

Processos foram unificados e agora um dos conselheiros do CNJ vai apurar a situação
Por Bruno Fernandes com Correio 24 Horas 25/10/2021 - 13:40

ACESSIBILIDADE

DIvulgação
CNJ investiga magistrados
CNJ investiga magistrados

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) passou a investigar quatro magistrados de estados diferentes, incluindo um de Alagoas, por conta de liminares com textos praticamente idênticos que determinaram suspensão da cobrança de empréstimos consignados de servidores públicos.

Em entrevista ao portal Correio 24 Horas, a corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, afirma que há suspeita de influência externa nas liminares expedidas pelos magistrados.

Além de Alagoas, os juizes, que não tiveram os nomes divulgados atuam na Bahia, Goiás e Amazônia e tomaram decisões usando praticamente a mesma liminar.

“Existem parágrafos quase iguais nas quatro liminares. Eu mesma pesquisei na internet e não encontrei os textos que poderiam ter sido usados como base para as decisões. De onde veio tanta coincidência? É muito estranho e suspeito", avaliou a corregedora.

A apuração foi autorizada na terça-feira, 19, pelo plenário durante uma sessão ordinária. Os quatro processos foram unificados e agora um dos conselheiros do CNJ vai apurar a situação e apresentar ao plenário as conclusões.

Em defesa, os advogados dos juízes alegam que os textos foram escritos por seus assessores, através de informações pesquisadas na internet. Dizem ainda que as limitares estavam de acordo com o pedido das causas e que não há nada fora da jurisprudência do tema nas decisões.

Publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato