ALERTA

Maceió registra segundo óbito por dengue este ano

Casos da doença aumentaram 208,81% até o dia 10 deste mês
Por Tâmara Albuquerque com SMS Maceió 22/10/2021 - 20:02

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

Maceió registrou o segundo óbito por dengue este ano. Outros três casos estão em investigação. A doença teve este ano um aumento de 208,81% até o dia 10 de outubro, em relação a igual período de 2020. Foram notificados 2.487 casos de dengue, segundo dados do boletim epidemiológico de arboviroses, divulgado na quarta-feira (21). Também foram registrados 78 casos de chikungunya, um aumento de 4%, e 53 casos de zika, alta de 39,47% em relação à igual semana epidemiológica no anos passado.

O boletim não divulga informações sobre a vítima fatal da dengue. A pandemia desviou a atenção e os cuidados da população para evitar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti contaminado. O boletim aponta no cenário epidemiológico das arboviroses no período sazonal por distrito/bairro, maior índice de infestação no Centro, com 1.041,66 casos por 100 mil habitantes; Ponta Grossa, com 542,59 casos/100mil habitantes e Mangabeiras, com 477,16 casos/100mil habitantes.

“No nosso diagrama de controle, tivemos um aumento de casos a partir de junho. O período chuvoso aumenta a oferta de criadouros e eleva a proliferação do mosquito, aumentando também a probabilidade de surtos epidêmicos, e foi isso o que ocorreu. Em função disso, estamos realizando vários mutirões para controle dos reservatórios e para impedirmos o avanço da dengue, zika e chikungunya, todas transmitidas pelo Aedes aegypti”, explica a gerente de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Samico.

Para auxiliar a conter a proliferação do mosquito a  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações de fiscalização e educação ambiental, com a realização do Mutirão de Coleta de Pneus e de contenção de roedores e escorpiões durante esta semana por toda a cidade.

Neste sábado (23), a SMS informa que serão instalados quatro pontos de coleta de pneus nas praças Multieventos (Pajuçara), da Faculdade (Prado), Padre Cícero (Benedito Bentes) e Osman Loureiro (Clima Bom). O sábado é considerado Dia D do Mutirão de Coleta de Pneus.

A coordenadora chama a atenção da população para os cuidados com a prevenção, eliminando os locais propícios à disseminação do mosquito dentro de casa e nas áreas externas dos imóveis residenciais e comerciais. “Qualquer reservatório que possa acumular água de chuva, inclusive aquelas pocinhas que aparecem na rua e nos quintais, às vezes escondidos debaixo do mato que cresceu, são propícios a se tornar um criadouro. Essas situações devem ser corrigidas”, orienta.

Os agentes de endemias da Saúde de Maceió fazem trabalho contínuo nas áreas com maiores índices de infecção para garantir a redução na transmissão da dengue no município, além de atender a população pelo Disque Dengue, no número 3312-5495. Por meio deste contato, a população tanto pode denunciar áreas com potencial para proliferação do mosquito quanto receber orientações para corrigir situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


Encontrou algum erro? Entre em contato