JÁ INAUGURADO

Maceió vai dispor de serviço especializado em cardiologia pelo SUS

Por Assessoria 18/10/2021 - 19:10

ACESSIBILIDADE


O senador Rodrigo Cunha (PSDB) destinou cerca de R$ 700 mil em recursos de emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos para estruturação da Casa do Coração, novo centro de diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial) inaugurado nesta segunda-feira (18). O novo ambulatório é o primeiro centro de subespecialidades e patologias cardiológicas com atendimento 100% SUS de Alagoas.

Presente durante a inauguração da unidade, o senador falou sobre a importância da instituição para o estado e atendimento da população. “Importante destacar que o público que será assistido aqui terá atendimento via SUS, via saúde pública, fortalecendo a rede de apoio, acolhimento e tratamento de quem mais precisa. Este investimento beneficiará milhares de pessoas”, destacou o senador.

A unidade de atenção especializada fica localizada na Rua Comendador Luiz Jardim, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió.

O foco das atividades do novo centro será a implantação de um serviço ambulatorial especializado em cardiologia para atendimento de pacientes cardíacos e acompanhamento de complicações cardiológicas decorrentes da COVID-19. Por meio da unidade, serão ofertados quatro consultórios especializados e um centro diagnóstico com os seguintes exames: Eletrocardiograma, Teste Ergométrico, Ecocardiografia Transtorácica, Ecocardiografia Transesofágica, Monitoramento pelo Sistema Holter 24hs e Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial – Mapa.

O projeto da Casa do Coração também recebeu R$ 500 mil em valores alocados pelo então deputado federal e atual prefeito de Maceio, João Henrique Caldas (PSB). A Casa do Coração foi criada para preencher uma lacuna em Alagoas: o acompanhamento qualificado de pacientes crônicos com doenças cardíacas que, normalmente, são seguidos na rede de uma forma aleatória, mudando com frequência de médico, sem um seguimento estabelecido e também sendo atendidos por cardiologistas muito generalistas.


Encontrou algum erro? Entre em contato