POLUIÇÃO

Litoral de Alagoas tem 10 trechos impróprios para banho de mar

Por Tamara Albuquerque 10/10/2021 - 07:31
Atualização: 10/10/2021 - 07:55

ACESSIBILIDADE

TrapAdivisor/Divulgação
Foz do Rio Salgado, em Maragogi
Foz do Rio Salgado, em Maragogi

Neste feriadão o mar está pra peixe e para os banhistas, desde que sejam evitados alguns trechos já conhecidos por causa da poluição. Em todo litoral de Alagoas 10 pontos estão inapropriados para o mergulho por apresentar excesso na incidência da bactéria Escherichia coli, que pode causar doenças como infecções intestinais. Esses pontos críticos recebem esgotos sem tratamento, como o Riacho Salgadinho, em Maceió, que escoa para a Praia da Avenida.

Na faixa litorânea da capital, aliás, estão os principais pontos poluídos das praias: Pontal da Barra, Praia da Avenida e Foz do Rio Pratagy na ponte da AL-101 Norte. O banhista que vai aproveitar com segurança as belezas das praias do estado também devem evitar no litoral Sul a Prainha do Rio São Francisco (em Penedo), o trecho do Rio Niquim, próximo à Foz.

Já no litoral Norte não é saudável mergulhar no Rio Tatuamunha (onde está o Projeto Peixe-Boi) e no litoral de Maragogi na foz do Rio Salgado, Rio Maragogi e Rio Persinunga. É importante buscar a localização desses pontos para evitá-los e não transformar a diversão num problema de saúde. Muitas vezes a poluição não está perceptível, mas as amostras recolhidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas detectam a presença da bactéria em colônias acima do recomendado.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato