ALAGOAS

Saúde lança plataforma com dados da vacinação contra a covid-19

Por Agência Alagoas 14/09/2021 - 17:56

ACESSIBILIDADE

Carla Cleto
Plataforma de vacinação
Plataforma de vacinação

Em mais uma medida de transparência do Plano de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desenvolveu uma plataforma que categoriza e contabiliza a aplicação das doses de vacinas contra o novo coronavírus em Alagoas. O painel disponibiliza de forma intuitiva a classificação da população por grupos, faixa etária, gênero e percentuais por municípios. O site pode ser acessado gratuitamente, em qualquer parte do mundo, através do endereço w4.saude.al.gov.br/vacinometro .

Com isso, os alagoanos têm acesso a uma base de dados exclusiva, voltada, especificamente, para o Panorama da Vacinação contra a Covid-19 em Alagoas. Além de poderem acessar os números absolutos da primeira e segunda dose, denominada também de esquema vacinal completo, os usuários do Vacinômetro podem conferir os percentuais, seja por gênero, faixa etária, categoria ou tipo de imunizante.


Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Getin) da Sesau, o painel é linkado à base de dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), e os números relacionados à vacinação são disponibilizados diariamente. Isso significa que todas as atualizações realizadas pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMS) de Alagoas, responsáveis pelas aplicações das doses e dos respectivos registros, passam a figurar no portal.

O portal disponibiliza, ainda, o número de doses aplicadas e os percentuais separados por municípios. Assim, os alagoanos podem conferir os dados gerais do Estado ou dos municípios onde residem, segundo explica o desenvolvedor do Vacinômetro, o analista de sistemas da Sesau, André Lins.

“A Getin obteve, junto ao Ministério da Saúde, o link de acesso ao serviço que atualiza os dados de vacinação do país. A partir daí pensamos em fazer um painel com dados mais detalhados para o Estado, aprofundando a pesquisa em Alagoas. Iniciamos, assim, o projeto que segue em contínua evolução, para oferecer ainda mais estatísticas em nível estadual e municipal”, explicou André Lins.

Didático – Ainda de acordo com o analista de sistemas da Sesau, o acesso ao Vacinômetro é simples, uma vez que todos os dispositivos são apresentados de forma didática. Com isso, a partir de filtros que podem ser aplicados ao painel, os usuários podem acessar todos os dados da vacinação contra a Covid-19 em Alagoas.

“É importante ressaltar que estamos em constante evolução e estão sendo trabalhados mais filtros, gráficos e informações, para tornar o painel ainda mais completo para a população. E por meio do Vacinômetro, temos uma ferramenta tecnológica de vigilância em saúde, que assegura transparência ao processo de vacinação contra a Covid-19 em Alagoas e que não trouxe custos aos cofres públicos, uma vez que foram utilizadas tecnologias livres para a construção do portal”, salientou André Lins.

Transparência – Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Vacinômetro comprova que a Sesau vem trabalhando todo o processo de vacinação contra a Covid-19 de forma transparente. “Estamos seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunização e trabalhando em parceria com os 102 municípios, estamos avançando na vacinação contra a Covid-19 e, sempre com transparência, informando todas as doses aplicadas”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato