ECONOMIA

Receita paga hoje restituições do terceiro lote do Imposto de Renda

Por Tamara Albuquerque com Agência Brasil 30/07/2021 - 08:01

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Receita Federal liobera pagamento do terceiro lote de restituição do IR
Receita Federal liobera pagamento do terceiro lote de restituição do IR

Os contribuintes de Alagoas devem consultar se estão incluídos no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021. A Receita Federal está liberando o pagamento nesta sexta-feira e será o maior lote já registrado na história em número de restituições.

No país, são ao todo 5.068.200 pessoas físicas e R$ 5,8 bilhões vão receber os recursos do IR.  Desse total, 4.913.343 contribuintes entregaram a declaração até 18 de maio. O restante tem prioridade legal, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos, 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos, 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.


A consulta para verificar se foi contemplado neste lote pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

E atenção! Quem não está na lista pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Os contribuintes devem lembrar que a restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Encontrou algum erro? Entre em contato