MACEIÓ

Comércio aposta no Dia dos Pais para recuperar receita

Por Tamara Albuquerque 30/07/2021 - 07:39

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil/Arquivo
Consumidor escolhe produto em loja de varejo
Consumidor escolhe produto em loja de varejo

Os brasileiros vão manter a tradição de presentear no Dia dos Pais. eles pretendem gastar, em média, R$ 207,52, de acordo com uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). A expectativa do varejo é que a data movimente R$ 22,35 bilhões, 25% a mais do que em 2020. 

As estimativas deixam os comerciantes de Maceió com ânimo, principalmente após o governo ter normalizado o funcionamento das lojas do comércio. Após doze meses oscilando entre recuperação e queda, o indicador que mede a confiança do empresário do comércio na capital alagoana cresceu 14,25% entre os meses de junho e julho (junho – 6,47% e julho – 7,31%), conforme sinaliza a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio AL, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com esse desempenho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) demonstra tendência de crescimento após a queda vista em maio, quando marcou 98,9 pontos; o menor resultado de 2021.

Em nível nacional, cerca de 107,7 milhões de pessoas vão às compras para presentear os pais. Os presentes que estão em alta este ano são roupas, seguidas de perfumes e cosméticos, calçados e acessórios, como meias, cinto, óculos, carteira e relógio. A maior parte vai optar pelo pagamento à vista, principalmente no dinheiro, débito ou via Pix.

A pesquisa do CNDL revela que 47% dos entrevistados pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, enquanto 29% em shoppings, 17% nos shoppings populares, e 16% em lojas de departamento. Entre os que pretendem realizar compras pela internet, 72% comprarão por aplicativos, 72% em sites, e 23% no Instagram.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato