SAÚDE

Fortalecimento da Atenção Primária é debatido com técnicos do Ministério da Saúde

Representantes do governo federal estiveram em Maceió para conhecer a estrutura municipal de saúde e discutir estratégias para fortalecer o atendimento
Por Ascom SMS 27/07/2021 - 18:01

ACESSIBILIDADE

Ascom/SMS
Ednalva Araújo, coordenadora de Atenção Primária apresenta estrutura da saúde.
Ednalva Araújo, coordenadora de Atenção Primária apresenta estrutura da saúde.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na manhã desta terça-feira, 27, no auditório do órgão, com representantes do Ministério da Saúde. A visita técnica foi programada para discutir o panorama da Atenção Primária em Maceió, visando conhecer a estrutura e propor soluções para fortalecer a assistência prestada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A agenda ministerial também vai percorrer outros municípios alagoanos.

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, agradeceu a presença dos técnicos do Ministério da Saúde e destacou a relevância do encontro para validação e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido.


“Estamos juntos, fortes e agradecidos pela presença de vocês aqui no nosso município, conhecendo o panorama da saúde pública em Maceió. Com o suporte do Ministério conseguiremos traçar estratégias para fortalecer ainda mais a Atenção Primária em Maceió”, destaca.

A diretora de Atenção à Saúde do município, Ronny Roselly, fala sobre a importância dessas ações de fortalecimento. “A Atenção Primária é a base da saúde pública e com esse intercâmbio podemos pensar em estratégias para fortalecer as ações e diretrizes, buscando sempre entregar uma saúde de qualidade e com resolutividade para a população”, afirma.

A coordenadora de Atenção Primária, Ednalva Araújo, apresentou a estrutura da saúde municipal. “Para pensar nessas estratégias de fortalecimento, de acordo com nossa realidade, apresentamos a estrutura dos oito Distritos Sanitários, as redes de serviços que temos, a composição das equipes de saúde, a cobertura da Atenção Primária e também os nossos desafios”.

A coordenadora apresentou as experiências exitosas desenvolvidas pela Saúde Municipal, como as premiações ganhas pelos profissionais do município com o desenvolvimento de ações que fortalecem a Atenção Primária, manuais produzidos, projetos de educação permanente e o Plano de Contingência da Covid-19 elaborado junto às Unidades de Saúde.

Após a reunião, os técnicos do Ministério da Saúde deram início às visitas feitas às Unidades Básicas de Saúde Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e Caic Virgem dos Pobres; às Unidades de Referência em Síndromes Gripais Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) e Maria Conceição Paranhos (Jacarecica); e o trabalho da equipe do Consultório na Rua, na UBS Hamilton Falcão.

O encontro também contou com a presença do secretário adjunto de Gestão em Saúde, Aldo Calaça; Sônia Moura, diretora de Planejamento em Saúde e demais coordenações e programas estratégicos ligados à Atenção Primária.

 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato