CORURIPE

Fardos de borracha de navio nazista afundado reaparecem em praias de Alagoas

Por Bruno Fernandes 27/07/2021 - 14:15

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Fardos foram recolhidos durante a manhã em Coruripe
Fardos foram recolhidos durante a manhã em Coruripe

Nove fardos de borracha foram recolhidos, nesta terça-feira, 27, na Praia da Lagoa do Pau, no município de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas. Desde o último fim de semana, as caixas provenientes de um navio nazista voltaram a aparecer no litoral alagoano. 

No último domingo, 25, os fardos apareceram em trechos da Praia da Pituba, no Poxim, e também na Ponta da Asa e no Miaí de Baixo, todas no litoral da cidade de Coruripe.

Os fardos são semelhantes aos que aparecem em praias no Nordeste desde 2018, oriundos do navio nazista SS Rio Grande, afundado em 4 de janeiro de 1944 pela Marinha norte-americana, durante a Segunda Guerra Mundial.

Alagoas foi um dos primeiros estados a registrar o encalhe de pacotes. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas colheu amostras do material em 2018 para verificar se havia algum risco para a população e descobriu que se trata de borracha sintética.

Não há um número oficial sobre a quantidade dos fardos de borracha depositados nas praias do Nordeste, pois o recolhimento foi feito por prefeituras, Polícia Federal e Instituto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis que não centralizaram a contagem. 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato