ENSINO

Cesmac vence Concurso Nacional do Selo de Inovação SBC – 2021

Por Assessoria 26/07/2021 - 11:52
Atualização: 26/07/2021 - 17:20

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Resultado garantiu a participação do estudo no Cooperation Day (IncoDay)
Resultado garantiu a participação do estudo no Cooperation Day (IncoDay)

O projeto sobre “Simulador de RV como recurso terapêutico para Transtorno de Ansiedade Claustrofóbico na Realização do Exame de Ressonância Magnética (RMN)” foi o grande vencedor do Concurso do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC\2021). Concorrendo com todo o Brasil, o Cesmac, por meio do Centro de Inovação Tecnológica (Núcleo de Robótica) do Cesmac, coordenado pelo Prof. Mozart Alves Júnior, ficou em 1º lugar, garantindo o Selo de Inovação na Academia.

O resultado garantiu a participação do estudo no Cooperation Day (IncoDay), evento previsto para dezembro deste ano, em Goiânia (GO), promovido pela BraFIP - Plataforma Tecnológica Brasileira, com moldes criados originalmente pela União Europeia para auxiliar no desenvolvimento tecnológico dos países do Leste Europeu.


O projeto envolve Centro de Inovação Tecnológica (Núcleo de Robótica), a Clínica Escola de Psicologia, docentes e alunos dos cursos de Enfermagem (Jaqueline Silva - Faculdade Cesmac do Sertão/ Palmeira dos Índios); e Psicologia, Medicina e Sistemas de Informação (Mozart Alves Júnior, Adilson dos Santos e Cristovão Farias - Centro Universitário Cesmac/Maceió).

A premiação do Cesmac aconteceu na chamada pública feita pela SBC, como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups Intensivas em Computação, na modalidade de Projetos de Inovação destinados a divulgar trabalhos de Graduação, Mestrado e Doutorado que propõem soluções inovadoras através do uso da Computação.

O objetivo ajudar previamente os pacientes que serão submetidos ao procedimento, como forma de terapia ao transtorno pré-existente. Além disso, também tem o intuito de desenvolver o software de realidade virtual juntamente com o CAVE para imersão do indivíduo com medo mórbido de permanecer em espaços fechados; projetar e construir uma Caverna Digital no formato da máquina de RMN e incentivar a prestação de serviço mais humanizado no âmbito da saúde. "Nós acreditamos na tecnologia como forma de otimizar os serviços de saúde”, afirma Mozart Melo.

O Selo de Inovação Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é um concurso que visa encontrar soluções inovadoras para problemas através de grupos de pesquisa nas instituições de ensino voltadas para o empreendedorismo. A apresentação dos trabalhos finalistas e a divulgação dos ganhadores aconteceu de forma on-line, ontem (22), durante o XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato