SAÚDE

Hemoal lança Campanha de Doação de Sangue para incentivar o gesto solidário

Por Melissa Guimarães - Estagiária sob supervisão da Redação 19/06/2021 - 08:56

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Doar sangue é doar vida
Doar sangue é doar vida

As Unidades de Arapiraca e Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) deu início nesta segunda-feira (14), à Campanha Doe Sangue e Ajude a Escrever Novas Histórias. A ação se estende até o sábado (19), e tem como objetivo incentivar o gesto solidário que pode salvar até quatro vidas e manter o estoque de sangue estabilizado durante os festejos juninos.

Durante todo o mês de junho, as doações voluntárias diminuem devido ao período junino, porém o crescimento nos atendimentos a usuários neste período é grande. O consumo de sangue aumenta em cerca de 20% nas emergências, devido a queimaduras por fogueiras, preparação de alimentos e fogos de artifício. A campanha busca manter os estoques de sangue e hemocomponentes estáveis para os hospitais e maternidades do estado.

Para facilitar quem deseja fazer a doação, haverá coletas externas em Maceió, União dos Palmares e no Polo Industrial de Marechal Deodoro. Atualmente, o Hemoal Maceió dispõe de 236 bolsas de sangue, o que representa 78% do estoque mínimo necessário, com carência das tipagens A e O Negativas, e também B Positiva. Já o Hemoal Arapiraca, possui 253 unidades, e está com o estoque de sangue estabilizado, conforme dados fornecidos pela Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas.

Segundo a médica Verônica Guedes, gerente da Hemorrede Pública de Alagoas, a Campanha de Doação de Sangue será realizada em três pontos: conscientizar os alagoanos que ainda não doaram, colher sangue para atender os hospitais e maternidades durante o período junino e homenagear os doadores voluntários pela passagem do seu dia, 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Critérios para doação


Para doar, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 kg e apresentar documento de identidade. Os menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal.

O doador deve estar alimentado, evitando comidas gordurosas. Deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, e não pode ter fumado nas 2 horas antes do processo.

Os voluntários que foram infectados pelo coronavírus e desejam doar, devem aguardar 30 dias após a recuperação. As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19, devem aguardar 48 horas após cada dose, no caso da CoronaVac, e 7 dias após a aplicação de cada dose de AstraZeneca ou Pfizer.

Quem não pode doar


Ficam impedidos de se candidatar para a doação de sangue os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, conforme o Ministério da Saúde (MS) adverte. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses e os homens ficam impedidos por dois meses.

Onde doar sangue


Os voluntários do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, podem realizar a doação de sangue no Hemoal Arapiraca, localizado no Laboratório Municipal. A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Já àqueles que residam na capital alagoana e nos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e parte do Vale do Paraíba, devem doar sangue no Hemoal Maceió. Localizado no bairro Trapiche, o órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h. Há também a possibilidade de se candidatar à doação de sangue na Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

O doador pode realizar a doação de sangue voluntária nos pontos fixos em Maceió e em Arapiraca:

• Hemoal Maceió - segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados, das 7h30 às 17h
• Hospital Veredas - segunda a sexta-feira, das 8h às 11h
• Hemoal Arapiraca - segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30; sábados, das 7h30 às 17h


Encontrou algum erro? Entre em contato