EDUCAÇÃO

Aulas presenciais retornam em agosto na rede estadual de Alagoas

Cerda de 95% dos servidores da educação básica de Alagoas foram vacinados com a segunda dose
Por Bruno Fernandes 08/06/2021 - 14:00

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Alagoas se prepara para volta às aulas
Alagoas se prepara para volta às aulas

As aulas na rede pública estadual de Alagoas serão retomadas no segundo semestre do ano, informou o governador Renan Filho (MDB-AL) nesta terça-feira, 8, durante solenidade de posse dos gerentes regionais de Educação de 2021/23.

“As aulas voltam em agosto. A gente vai vacinar os profissionais da Educação. Esperamos fazer isso em junho, até o final do mês, no máximo um pedacinho de julho, para retornarmos às aulas no início do segundo semestre”, informou o governador.

Rafael Brito, atual secretário de Estado da Educação, afirmou, no entanto, que a pandemia não permite certezas com relação à retornos em qualquer setor, mas deposita confiança no ritmo de vacinação em Alagoas.

“A ideia é voltar em agosto. 95% dos servidores da educação básica de Alagoas já foram vacinados pelo menos com a primeira dose e isso é muito positivo. Diferente de outros estados, Alagoas praticamente já concluiu”, ressaltou.

As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020, por causa da pandemia do coronavírus, mas uma decisão da juíza Soraya Maranhão, da 1ª Vara de Unidos dos Palmares no dia 13 de maio determinou o retorno das aulas no prazo de 10 dias. Em caso de descumprimento, a multa fixada foi de R$ 50 mil.

A decisão foi derrubada pouco tempo depois pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJ-AL), Klever Loureiro, que considerou em sua decisão que o Estado segue na fase vermelha do distanciamento social e que o Executivo tem autonomia para tomar decisões no contexto da segurança sanitária.

"Com base nessa competência, o Estado de Alagoas editou o Decreto nº 74.292/2021, dispondo que todo o Estado permanece na fase vermelha, com restrição ao retorno das aulas escolares da rede pública. Ato contínuo, dentro de sua margem de decisão, o decreto administrativo promoveu a flexibilização de restrições anteriores relativas a algumas atividade", diz trecho da decisão.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato