CRIME AMBIENTAL

Alagoas perde 30% do volume total de água tratada e distribuída para consumo

Por Tamara Albuquerque 06/06/2021 - 07:58
Atualização: 06/06/2021 - 08:05

ACESSIBILIDADE

BRK Ambiental
Perda diária do produto chega a 282 litros por ligação residencial
Perda diária do produto chega a 282 litros por ligação residencial

Os recursos naturais são finitos, podem desaparecer do meio ambiente. A urbanização, o crescimento populacional, desigualdade social, pobreza e a falta de conscientização, educação e trabalho são as principais causas da escassez de água potável no mundo. No Brasil, no entanto, dois fatores juntam-se aos demais para agravar o quadro crítico: o desperdício no consumo e a perda na distribuição do produto. Na semana dedicada ao meio ambiente, cujo Dia Mundial é comemorado neste sábado (5), um alerta é dado aos brasileiros. Quase 40% (39,2%) de toda água potável captada não chega as residências do país.

O percentual representa um volume de 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada e perdida diariamente com vazamentos e outros problemas na rede de abastecimento e também nas ligações nas residências. É água que daria para abastecer mais de 63 milhões de pessoas por um ano, segundo informações do Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Os números estão no estudo “Perdas de Água Potável (2021, ano base 2019): Desafios para a Disponibilidade Hídrica e ao Avanço da Deficiência do Saneamento Básico”.

Em Alagoas, as perdas na distribuição de água representam 30% de todo volume tratado para consumo. O percentual é elevado, mas, ainda assim, é o 2º menor registrado no país. O estado com mais baixo Índice de Perda de água Distribuída (IPD) é Goiás, com 29% do produto distribuído às residências. No Brasil, a média de perda é de 39%, um volume que seria suficiente para levar água aos quase 35 milhões de brasileiros que até hoje não possuem acesso nem para lavar as mãos em plena pandemia. Segundo o Instituto, “o volume de água perdido durante a distribuição também poderia atender, por quase três anos, aos mais de 13 milhões de brasileiros que habitam em favelas”.

Em relação ao volume, ou índice de Perda por Ligação (IPL), Alagoas ocupa o 9º lugar entre os estados, com 282 litros/ligação por dia. O melhor desempenho desse indicador é novamente em Goiás, com perda de 152 litros/ligação/dia, seguindo por Tocantins (201), Mato Grosso do Sul (216), Paraná (236), Minas Gerais (254), Paraíba (255), Bahia (269) e Ceará (275).

O presidente executivo do Trata Brasil, Édison Carlos, lembra que o instituto já há alguns anos estuda a situação das perdas de água potável no país e os números só pioram. “Ao não atacar o problema, as empresas operadoras de água e esgotos precisam buscar mais água na natureza, não para atender mais pessoas, mas para compensar a ineficiência. Em momentos de pandemia e pouca chuva, isso cobra um preço altíssimo à sociedade”, afirma.

Publicidade

Continua após a publicidade

Leia a matéria na íntegra no Jornal EXTRA, nas bancas!!


Encontrou algum erro? Entre em contato