Alagoas, 20 de junho de 2021 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
CULTURA

Escritor alagoano realiza live em lançamento de livro premiado na Lei Aldir Blanc

Assessoria

24/05/2021 10h10

Jean Albuquerque
DivulgaçãoJean Albuquerque

O mar e todo emaranhado de sentidos que ele traz ganha força pulsante no terceiro livro de poemas do escritor e jornalista Jean Albuquerque, 34. A ressaca do mar trincou meus ossos (2021), lançado pela Loitxa Lab e premiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), terá live de lançamento realizada no canal do YouTube do selo, no dia 28 de maio, a partir das 19h30.

De Drummond a Borges, dos cânticos de Caymmi, da celebração de Martinho da Vila aos sons mais modernos, como é o caso da banda de post-rock E a terra nunca me pareceu distante, tudo é recorte, influência; parte que constitui um universo construído com sal e memórias. O escritor fez uma playlist com as canções que serviram de influência na produção do livro e você pode conferir abaixo.

Participam da live o poeta e artista radicado em Belo Horizonte, Pedro Bomba; o poeta, professor, ator e cineasta alagoano, Nilton Resende e a professora e pesquisadora, doutoranda em Estudos Literários, Ana Maria Vasconcelos.


Albuquerque explica que o lançamento marca a chegada de uma nova editora no mercado literário alagoano. O selo Loitxa Lab, do qual também é editor, tem previsão de lançar mais dois livros durante o ano, também premiados pela Lei Aldir Blanc.

“O prêmio que resultou no lançamento do livro só veio para confirmar que estou no caminho certo. Desde 2016 venho lançando livros por editoras independentes, participando de publicações. No ano passado, ganhei muitos prêmios no segmento da literatura, tanto local, quanto nacionalmente. E a oportunidade de lançar do meu jeito, participar de todo o processo do livro, futuramente fomentar a literatura local publicando outros autores é muito gratificante”, afirma o escritor.

A obra foi selecionada ano passado no Prêmio Diversidades Literárias, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) por meio da Lei Aldir Blanc. Certame que visa fomentar a produção, publicação, circulação e o acesso à leitura no Estado de Alagoas.

O AUTOR


Nasceu em Maceió (AL). É escritor e jornalista. Publicou os livros: Meu peito é um caminhão de mudança abarrotado com todas as lembranças que você deixou (Oxenti Records, 2016), Os deuses estão embriagados de uísque falsificado (Sirva-se Edições Alternativas, 2017) e A ressaca do mar trincou meus ossos (Loitxa Lab, 2021). Organizou a coletânea Inferno tropical (Sirva-se Edições Alternativas, 2018). Também é editor do site O que os Olhos Não Veem.

OS CONVIDADOS


Ana Maria Vasconcelos (1988, Maceió-AL) escreve, ensina e pesquisa literatura. Doutoranda em Teoria e História Literária (Unicamp), publicou Grão (2014) pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Pedro Bomba (1989) nasceu em Aracaju e reside em Belo Horizonte. É poeta, escritor, jornalista e artista. Seus trabalhos são voltados à poesia falada, videopoesia e poesia sonora. É autor dos livros O chão dispõe a queda (2017), Extremamente barulhentos certos assuntos, por exemplo (2018) e Pra quem não sabia nadar (2019). Gravou, a partir de 2015, os álbuns poesia Amor Coragem, A troco de nada e de ninguém, Última Cassete e Músicas para ler dormindo no ônibus, e os videopoemas Amor Coragem, Todo lugar é lugar, Bruna Paixão, Deito ao teu lado em sentinela, Guerra, Gaiteira, Vestígios, dentre outros.

Nilton Resende é alagoano. Professor Adjunto de Literatura da Universidade Estadual de Alagoas/Campus Zumbi dos Palmares. Integra a Cia. Ganymedes de teatro, para a qual adaptou a novela Mário e o Mágico, de Thomas Mann, para o espetáculo O Mágico, que codirigiu e protagonizou. Publicou os livros O Orvalho e os Dias (poesia), Diabolô (contos), A construção de Lygia Fagundes Telles: edição crítica de Antes do Baile Verde. Fantasma é seu primeiro romance. É editor do selo literário Trajes Lunares. A Barca (2020), baseado no conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, é seu primeiro filme como roteirista e diretor.

SERVIÇO


O que: Live de lançamento do livro A ressaca do mar trincou meus ossos, do escritor Jean Albuquerque.
Onde: youtube.com/loitxalab
Quando: 28 de Maio, às 19h30
Contato: [email protected]
Playlist:
https://open.spotify.com/playl... comprar o livro:
Através do site da editora (http://loitxalab.com.br/) ou com o autor (https://instagram.com/albuquerquejean_)

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade