PERDA

Morre o jornalista e escritor alagoano Reinaldo Cabral por covid-19

Por José Fernando Martins 21/05/2021 - 08:56
Atualização: 21/05/2021 - 09:14

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Reinaldo Cabral
Reinaldo Cabral

Morreu na noite de quinta-feira, 20, por complicações causadas pelo novo coronavírus, o jornalista e escritor Reinaldo Cabral. A informação foi publicada pela família nas redes sociais. 

Cabral estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, na capital. Ele foi encaminhado à unidade hospitalar no sábado, 15. 

O jornalista passou por vários veículos em Alagoas, como a Tribuna, nos anos 80. Também foi o correspondente do estado para o Jornal do Brasil e publicou diversos artigos na Folha de S. Paulo. 

Ainda passou pela política lutando frente ao Partido dos Trabalhadores (PT). Sempre foi ligado às questões sociais. 

No ramo editorial publicou os livros ‘Mídia e Realidade Brasileira’ e ‘Sobreviver e Sonhar’, publicados em parceria com o Jornal Extra de Alagoas.

Categoria unida

Na manhã desta sexta-feira, 21, jornalistas do todo país organizaram um Twittaço reivindicando fazer parte da categoria prioritária para vacinação contra a covid-19. 

O governador do estado Renan Filho, em primeiro momento, informou que a categoria seria vacina com os profissionais da educação, porém, a iniciativa foi descartada após normativas do governo federal.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulgou em abril dados do dossiê “Jornalistas vitimados por Covid-19”, referentes ao primeiro trimestre de 2021, colocando o Brasil como o país com o maior número de mortes pelo novo coronavírus no mundo.

De acordo com levantamento elaborado pelo Departamento de Saúde da Fenaj, a partir de notícias e de acompanhamento pelos Sindicatos da categoria no país, 169 jornalistas morreram entre abril de 2020 e março de 2021. 

O dossiê também mostra que, em três meses de 2021, o número de mortes supera todo o ano de 2020, quando foram registradas 78 mortes de abril a dezembro. Este ano, são 86 vítimas, percentual 8,6% maior que no total de 2020.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato