SEU BOLSO

IPVA para carros com placas de final 7 e 8 vence no próximo dia 31

Por Tamara Albuquerque 20/05/2021 - 08:08
Atualização: 20/05/2021 - 11:24

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Contribuinte deve pagar o tributo até o dia 31 deste mês
Contribuinte deve pagar o tributo até o dia 31 deste mês

Os alagoanos devem ficar atentos ao prazo de pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPVA 2021 para veículos com placas de final 7 e 8. A data limite para o pagamento em ambos os casos termina no dia 31 deste mês. O boleto pode ser acessado pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda no site: sefaz.al.gov.br.

Alagoas possui cerca de 980 mil veículos, sendo que o IPVA é recolhido de menos de 700 mil. Até o ano passado, havia 154 mil veículos fabricados até o ano 2.000.000, que são isentos por tempo de fabricação.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado anualmente pelos governos estaduais. Para cobrar o imposto, o governo avalia o preço de mercado do automóvel. A quantia é calculada sobre o valor venal do veículo, que pode variar entre 1,5% até 4%. Para determinar o preço de mercado o governo usa como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Não quitar o imposto pode trazer muita dor de cabeça e consequências graves, como a inadimplência. O governo acrescenta multa e juros em cima do valor da dívida, o que, a longo prazo, pode se transformar em uma bola de neve.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato