CRIME

Samu recebeu mais de 42 mil trotes nos primeiros quatro meses de 2021

Por Bruno Fernandes com assessoria 07/05/2021 - 15:29

ACESSIBILIDADE

Carla Cleto
A cada trote recebido pelo Samu Alagoas há uma chance de uma pessoa morrer
A cada trote recebido pelo Samu Alagoas há uma chance de uma pessoa morrer

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu, de janeiro a abril deste ano 42.693 trotes, o que representa 36,28% das ligações. Ao todo, as Centrais de Regulação de Maceió e Arapiraca receberam 117.676 chamados feitos pela população.

Mesmo diante da quantidade significativa de trotes recebida em 2021, o Samu Alagoas registrou uma redução no número de ligações indevidas ao fazer um comparativo com os quatro primeiros meses de 2020. No primeiro quadrimestre do ano passado, o número 192 recebeu 138.598 chamados, sendo 42.945 telefonemas falsos.

A médica e supervisora geral do Samu Alagoas, Josileide Costa, ressalta que os trotes causam graves consequências e podem, inclusive, custar a vida de uma pessoa.

“Quando uma ambulância, motolância ou helicóptero é liberado para atender um chamado falso, uma região pode ficar desassistida. E caso chegue um chamado verdadeiro para anteder as vítimas de acidente trânsito, de arma de fogo, de parada cardiorrespiratória, de AVC [Acidente Vascular Cerebral] ou com qualquer outro quadro de urgência ou emergência que necessite do Samu Alagoas, os socorristas podem demorar a chegar”, alertou.

De acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro (CPB), interromper ou perturbar serviço telefônico é crime e o indivíduo pode pegar de um a seis meses de detenção. Além disso, o criminoso também pode ser condenado ao pagamento de multas e ter penalidades duplicadas caso o trote seja realizado em situações de calamidade pública, a exemplo do momento de pandemia do novo coronavírus em que o mundo se encontra.

“É necessário que as pessoas sejam responsáveis, conscientes e não façam ligações falsas para não congestionar as linhas do número 192. Um minuto atendendo a um chamado falso pode fazer a diferença na vida de uma pessoa que esteja em estado grave e realmente precisando do atendimento pré-hospitalar móvel de nossos socorristas”, salientou a supervisora.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato