ABRIL MARROM

Campanha alerta para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que causam cegueira

Por Assessoria 26/04/2021 - 15:28

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Campanha alerta prevenção precoce de doenças que causam cegueira
Campanha alerta prevenção precoce de doenças que causam cegueira

Abril é o mês de prevenção e diagnóstico precoce de doenças que causam cegueira. De acordo com o Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos, a perda da visão afeta 1,2 milhão de pessoas no Brasil, mas cerca de 80% dos casos são evitáveis, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cegueira é uma condição caracterizada pela perda da habilidade de enxergar e, segundo o oftalmologista do Sistema Hapvida Maceió, Cleovan Almeida, a melhor maneira de prevenir a ocorrência é com a realização de exames de rotina com um médico.

PRINCIPAIS DOENÇAS QUE CAUSAM CEGUEIRA

Dr. Cleovan explica que várias doenças podem levar à cegueira, mas as mais comuns são o glaucoma, catarata, retinopatia diabética e a ambliopia. O glaucoma provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, o comprometimento visual.

A catarata é comum em pessoas acima dos 55 anos e causa a opacificação do cristalino. “Ela pode cegar se a cirurgia não for realizada a tempo”, destaca o especialista. A retinopatia diabética, por sua vez, ocorre devido ao excesso de açúcar no sangue que danifica os vasos sanguíneos da retina. Já a ambliopia, também chamada de “olho preguiçoso”, é caracterizada pela baixa visão que não é corrigida com óculos.

“É um problema sério que, muitas vezes, pode passar despercebido pela criança ou pelos pais. Se não tratado de maneira precoce, pode deixar sequelas que afetarão o pequeno por toda a vida”, ressalta o oftalmologista.


CONSULTA AO OFTALMOLOGISTA E FATORES DE RISCO

O médico afirma que o cuidado com a saúde dos olhos deve começar ainda na infância e perdurar até a melhor idade. “Crianças de até dois anos precisam ser avaliadas por um oftalmologista de seis em seis meses, e, a partir dessa faixa etária, uma vez ao ano”, informa.

O especialista destaca que pessoas que possuem algum fator de risco devem redobrar a atenção e estar sempre atentas a qualquer sintoma ou alteração na visão. “O paciente que tem diabetes, por exemplo, deve ter atenção especial visto que elevados níveis de açúcar no sangue podem desencadear várias doenças oculares”.

O oftalmologista do Sistema Hapvida Maceió explica, ainda, que o prognóstico pode ser ainda mais grave se o paciente apresentar hipertensão e colesterol alto (hipercolesterolemia). Outros fatores de risco que podem levar à cegueira incluem trauma, nascimento prematuro, pessoas que trabalham com produtos químicos, pessoas com graus altos de miopia e idade.

“Ter informações a respeito das doenças que podem levar à cegueira é o primeiro passo para a adoção de medidas preventivas. Consulte o seu oftalmologista regularmente. Quem cuida da saúde se preocupa com a vida. Faça isso por você”, finaliza o médico.


Encontrou algum erro? Entre em contato