VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Fiscais apreendem mais de 500 kg de alimentos no Mercado do Tabuleiro

Por Assessoria 26/04/2021 - 10:01

ACESSIBILIDADE

Secom/Maceió
Carne imprópria para consumo foi apreendida no Mercado
Carne imprópria para consumo foi apreendida no Mercado

Em dois dias de operação no Mercado do Tabuleiro, parte alta de Maceió, a Vigilância Sanitária apreendeu mais de 500 quilos de alimentos impróprios para consumo e autuou quatro estabelecimentos. A ação ocorreu neste sábado (24) e domingo (25).

No sábado, os fiscais encontraram 270 quilos de carne estragada em um açougue e 39 quilos em outro. Em um desses estabelecimentos, a operação também flagrou uma grande aglomeração de clientes, por isso ambos foram autuados e vão ter que pagar uma multa a ser definida pelo órgão, que pode variar de R$ 180 a R$ 19 mil.

Já no domingo, foram apreendidos 30 quilos de carne inapropriadas para consumo dentro do Mercado. Além disso, 200 quilos de produtos alimentícios com data de validade alterada estavam sendo comercializados na Feirinha do Tabuleiro, em via pública. Entre esses itens, havia 100 quilos de mortadela, além de biscoito, manteiga e linguiça. Os proprietários também receberam auto de infração e serão multados. Todo o material foi levado para descarte no aterro sanitário, no bairro Benedito Bentes.


Fiscalização e orientação


A operação contou com a participação de guardas da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e da Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), responsável pela gestão dos mercados públicos.

A intenção é fiscalizar e também orientar os vendedores para que prestem o melhor serviço aos consumidores e estejam dentro das normas sanitárias de comercialização de alimentos.

“Vamos trabalhar sempre em parceria com os comerciantes, seguindo a orientação do prefeito JHC, para melhorar as condições dos mercados para a população. A Vigilância Sanitária está de olho vivo, fazendo vistorias criteriosas nos estabelecimentos e aqueles que cumprem as normas estão recebendo o selo ‘Pode comprar aqui’”, explica o coordenador do órgão, Airton dos Santos.

As visitas fazem parte do projeto de melhorias nos mercados públicos de Maceió, iniciado pela Prefeitura com mutirões de limpeza e higienização. Ao menos cinco desses espaços em vários bairros da Capital já foram beneficiados. A ação será contínua.


Encontrou algum erro? Entre em contato