LITORAL DE ALAGOAS

Balneabilidade das praias estão comprometidas com chuvas

Por Tâmara Albuquerque 17/04/2021 - 10:12
Atualização: 17/04/2021 - 10:32

ACESSIBILIDADE

Prefeitura
Banho no Rio Niquim está proibido por decreto e desaconselhado por falta de balneabilidade
Banho no Rio Niquim está proibido por decreto e desaconselhado por falta de balneabilidade

As chuvas comprometeram a balneabilidade das praias do litoral de Alagoas e alguns pontos estão impróprios para os banhistas pelo excesso de poluentes e bactérias, como Escherichia coli presentes nas águas. Em Maceió, por exemplo alguns trechos das praias da Avenida, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica e na Foz do Pratagy, o banho de mar é desaconselhado.

O mesmo corre com trechos do litoral Sul em Piaçabuçu, penedo e rio Niquim, na Barra de São Miguel. No litoral Norte os pontos impróprios para banho estão, por enquanto, em três trechos da praia de Maragogi. 

O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), estabelece como critério de balneabilidade para praias próprias: 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. Praias impróprias para banho: quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, responsável pela coleta das amostras de água do mar, orienta aos banhistas que seja evitada, no caso de praias influenciadas pela presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos, sua utilização nas 24 horas subsequentes à ocorrência de chuvas, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal e, consequentemente, o risco de se contrair doenças infecciosas;
Também esclarece que seja evitada, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos e a ingestão de água do mar, com redobrada atenção para com as crianças, que são mais sensíveis e menos imune do que os adultos. Em decorrência da pandemia, o governo do estado proibiu o banho de mar no litoral alagoano.


Encontrou algum erro? Entre em contato