ANTIGO LIXÃO

Empresa é multada por promover danos ao meio ambiente

Por Tâmara Albuquerque 17/04/2021 - 08:17

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Fiscais do IMA aplicam multa em empresa por contaminação do meio ambiente
Fiscais do IMA aplicam multa em empresa por contaminação do meio ambiente

A empresa responsável por operar a Central de Tratamento de Resíduos que fica no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, foi autuada por despejar chorume em algumas áreas, causando danos ambientais. Fiscais do Instituto do Meio Ambientes (IMA) aplicaram duas multas na V2 Ambiental pela infração, que pode contaminar o lençol freático.

No flagrante, o IMA teria encontrado áreas atingidas pelo despejo de chorume, que também é despejado no mar por meio dos canais de esgotamento da cidade. A empresa pagará R$ 100 mil, em virtude do transbordo de chorume no antigo lixão e R$ 10 mil, correspondente ao envio irregular de caminhões para o transporte de líquidos.


De acordo com a fiscal ambiental do IMA, Carine Pimentel, os meios de transportes de resíduos estava sem o manifesto de transporte do produto atualizado. "Além da ilegalidade na utilização dos caminhões, o transbordamento da lagoa de chorume estava impactando a biodiversidade do local e foi considerada por nós como uma multa grave."

A empresa havia sido multada em 2019 em virtude do transbordo de chorume no antigo lixão, que esteve ativo por mais de 50 anos.

O vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, Fábio Costa denunciou que no antigo lixão não existe ação para conter o chorume. "O local encontra-se completamente abandonado, os córregos onde chorume deveria passar totalmente obstruídas por entulhos. Assim, água poluída procura outras vias para transitar e assim vai diretamente pelo solo", disse o vereador.

A V2 Ambiental não se pronunciou sobre o flagrante.


Encontrou algum erro? Entre em contato