Alagoas, 08 de maio de 2021 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ANTIGO LIXÃO

Empresa é multada por promover danos ao meio ambiente

Tâmara Albuquerque

17/04/2021 08h08

Fiscais do IMA aplicam multa em empresa por contaminação do meio ambiente
AssessoriaFiscais do IMA aplicam multa em empresa por contaminação do meio ambiente

A empresa responsável por operar a Central de Tratamento de Resíduos que fica no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, foi autuada por despejar chorume em algumas áreas, causando danos ambientais. Fiscais do Instituto do Meio Ambientes (IMA) aplicaram duas multas na V2 Ambiental pela infração, que pode contaminar o lençol freático.

No flagrante, o IMA teria encontrado áreas atingidas pelo despejo de chorume, que também é despejado no mar por meio dos canais de esgotamento da cidade. A empresa pagará R$ 100 mil, em virtude do transbordo de chorume no antigo lixão e R$ 10 mil, correspondente ao envio irregular de caminhões para o transporte de líquidos.

De acordo com a fiscal ambiental do IMA, Carine Pimentel, os meios de transportes de resíduos estava sem o manifesto de transporte do produto atualizado. "Além da ilegalidade na utilização dos caminhões, o transbordamento da lagoa de chorume estava impactando a biodiversidade do local e foi considerada por nós como uma multa grave."

A empresa havia sido multada em 2019 em virtude do transbordo de chorume no antigo lixão, que esteve ativo por mais de 50 anos.

O vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, Fábio Costa denunciou que no antigo lixão não existe ação para conter o chorume. "O local encontra-se completamente abandonado, os córregos onde chorume deveria passar totalmente obstruídas por entulhos. Assim, água poluída procura outras vias para transitar e assim vai diretamente pelo solo", disse o vereador.

A V2 Ambiental não se pronunciou sobre o flagrante.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade