ECONOMIA

Apenas 40% dos alagoanos declararam Imposto de Renda até esta semana

Por Igor Albuquerque - Estagiário sob supervisão 17/04/2021 - 07:27
Atualização: 17/04/2021 - 12:26

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Prazo de entrega da declaração do IR vai até 30 de maio
Prazo de entrega da declaração do IR vai até 30 de maio

A receita Federal informou que até o momento apenas 40,3% dos contribuintes alagoanos fizeram a declaração do Imposto de Renda (IR). O prazo de entrega final da entrega foi alterado do dia 31 de abril para 30 de maio, segundo o Diário Oficial da última segunda-feira (12). Em Alagoas, a estimativa é que, 248 mil pessoas entreguem as declarações do IR. 

Segundo o delegado da Receita Federal, Reinaldo Carlos, da população total de 1.012.382, em Maceió, somente 133.227 declaram.


De acordo com o delegado, a declaração desse ano teve mudanças importantes. “A maior mudança este ano é a inclusão do auxílio emergencial. Quem recebeu o benefício e tem o rendimento tributável acima de R$ 22.847,76 tem que declarar a renda. A outra mudança significativa é o acesso à declaração pré-preenchida para quem não tem certificado digital. É só abrir uma conta através do site (gov.br), e depois fazer a declaração no site da Receita Federal”, explicou.

Reinaldo Carlos também explica que o cenário que estamos vivendo de pandemia não vai afetar na diminuição de declarações. “Não vai interferir, até porque já temos a experiência do ano passado e a ideia sempre é facilitar. Chegamos a 40% de entrega total, já foi dado um mês a mais para que os declarantes se organizassem melhor”, acrescentou o delegado.

Quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2020 tem a obrigação de declarar o Imposto de Renda. Deve ser declarado tudo o que ganhou e que pagou no ano anterior. O declarante precisa informar gastos totais como, reformas em imóveis, despesas em construções, venda de bens e aluguéis.

O imposto de renda foi prorrogado para 31 de maio como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus. A medida tem com intuito proteger a sociedade, assim, invalidando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento. Ano passado a declaração também foi adiada devido a 1° onda da covid-19.

A Câmara dos Deputados aprovou mais uma prorrogação, desta vez, até dia 31 de julho de 2021. A proposta segue para sanção presidencial. A Receita Federal espera receber pouco mais de 32,6 milhões declarações neste ano dos contribuintes em todo o país. Mesmo com o prazo final para o dia 31 de maio, o cronograma de restituição segue as mesmas datas.

As restituições começam a ser pagas em maio, de acordo com o cronograma abaixo:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro


Encontrou algum erro? Entre em contato