PROVOCOU REVOLTA

Grupo Gay de Alagoas pede que pastor seja enquadrado no crime de racismo

Evangélico afirmou no Instagram que iria orar pela morte do ator Paulo Gustavo
Por Bruno Fernandes 16/04/2021 - 15:46

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Post de pastor sobre situação de Paulo Gustavo causou revolta entre fãs
Post de pastor sobre situação de Paulo Gustavo causou revolta entre fãs

No inicio da próxima semana o Grupo Gay de Alagoas (GGAL)e outras entidades irão protocolizar representação no Ministério Público Estadual (MPE) solicitando que seja movida uma ação penal pela prática de racismo em desfavor do pastor José Olimpio, que sugeriu nas redes sociais que ora pela morte do ator e humorista Paulo Gustavo, que está intubado em estado crítico na UTI de um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Para Nildo Correia, presidente do GGAL, as declarações do pastor se configuram claramente entre as condutas homófobicas abrangidas pela decisão do STF. “È nítido o discurso de ódio do pastor, ao desejar a morte do Paulo Gustavo, esperamos que o Ministério Público e a Justiça alagoana façam cumprir a decisão da Suprema Corte. Homofobia é crime!”, contou.

Nildo cita o entendimento do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) de que até o Congresso Nacional editar lei específica, as condutas homofóbicas e transfóbicas, reais ou supostas, devem ser enquadradas nos crimes previstos na Lei 7.716/2018.

No seu voto o Ministro Gilmar Mendes ressaltou que “que a criminalização da homofobia é necessária em razão dos diversos atos discriminatórios – homicídios, agressões, ameaças – praticados contra homossexuais e que a matéria envolve a proteção constitucional dos direitos fundamentais, das minorias e de liberdades.

"O ato criminoso de violência, praticado por este líder religioso, contra o ator Paulo Gustavo, que se encontra internado em virtude de problemas de saúde causadas pelo COVID-19, problema sério de saúde pública e sanitária mundial, fere severamente não só Paulo, mas todas as vítimas da doença, a comunidade LGBTQIA +, classe artística e a todos os cidadãos que tenham bom senso e sintam empatia por seu próximo", afirmou o presidente em carta de repúdio a fala do pastor.

Entenda o caso

O pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus do Alagoas, causou indignação no público após publicação sobre Paulo Gustavo, internado com covid-19 e em estado grave. No post, feito na quarta, 14, ele publicou uma imagem do ator trabalhando em cena dentro de uma igreja.

"Esse é o ator Paulo Gustavo, que alguns estão pedindo oração e reza. E você, vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”. O perfil do pastor no Instagram é fechado, mas o post foi reproduzido pelo site O Fuxico Gospel. No repost, seguidores se revoltaram.

“Que Deus salve a vida do ator Paulo Gustavo”, escreveu um fiel. “Meu Deus, pastor. Se você reconhecesse a bíblia, não estaria falando isso”, disse outro. "O amor de Deus é incondicional. Eu oro para que a saúde dele seja restaurada", comentou uma seguidora. "Creio que Deus pode fazer um milgare. Em tudo Deus tem um propósito", escreveu mais uma. "Pastor? Pelo jeito nunca foi", apontou outro seguidor.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato