ALERTA

Previsão é de chuvas fortes em toda a capital nesta sexta-feira

Por Assessoria 16/04/2021 - 09:48

ACESSIBILIDADE

Ascom/Defesa Civil de Maceió
Cimadec faz monitoramento meteorológico de Maceió
Cimadec faz monitoramento meteorológico de Maceió

A Diretoria de Operações da Defesa Civil de Maceió registrou até às 17h de quinta-feira (15) 129 ocorrências na cidade, sendo 80 delas atendidas. São casos de deslizamentos de barreira, desabamentos, alagamentos e inundações. Em cinco dias foram registradas, até este momento, 416 ocorrências pelas equipes da Defesa Civil.

Neste mesmo período, a média acumulada de chuvas atingiu um volume de 373 milímetros, quando o esperado para todo o mês de abril era 207 mm. A quantidade de chuvas foi de 80% acima do esperado. O nível de alerta máximo é mantido até esta sexta-feira (16) para toda a região de Maceió com previsão de chuvas fortes.

Entre os dias 10 a 15 de abril, o acúmulo de chuva em alguns bairros da cidade nos quais estão localizados os pluviômetros, equipamentos que medem o volume de chuva que cai em determinada área, já ultrapassou a média do mês. É o caso dos bairros Santos Dumont, com um acumulado de 446 milímetros, Tabuleiro do Martins (444 mm), Cidade Universitária (438 mm) e Antares (418 mm).

Para se ter uma ideia, se for verificada a quantidade de chuva que atingiu os bairros Santos Dumont, Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária, que foi de 177 milímetros, é como se a altura de uma caixa d’água de mil litros, instalada numa residência dessas localidades, atingisse uma altura de 17 centímetros. Ou seja, numa área de um metro quadrado, a chuva atingiu uma altura de 17 centímetros.

A orientação para quem vive em áreas de risco de alagamento, inundação e deslizamento de barreira é sair do local e procurar a ajuda de parentes e amigos. Ao ligar para a Defesa Civil no 199, não é preciso esperar o incidente ocorrer, mas se antecipar ao perceber o risco de inundação ou deslizamento de terra.

Boletim Meteorológico


O Boletim Meteorológico produzido pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec) é elaborado tendo em vista as informações repassadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato