EDUCAÇÃO

Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior Cesmac faz chamada pública para Processo Seletivo 01/2021

Por Assessoria Cesmac 24/03/2021 - 15:16

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Seleção inclui projetos, orientadores e bolsistas, para o período de agosto a dezembro de 2021
Seleção inclui projetos, orientadores e bolsistas, para o período de agosto a dezembro de 2021

A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário Cesmac, por meio da Coordenação Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, anuncia a Chamada Pública para Processo Seletivo 01/2021 do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) /Stricto Sensu Cesmac. O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de alunos da rede pública de ensino, além de estar vinculado ao projeto de Feira de Ciências do Estado de Alagoas: Integrando Ensino e Pesquisa, que será realizada em junho de 2021, no formato remoto.

O ICJ/CNPq/Cesmac tem como objetivos: estimular os alunos do ensino médio e/ou técnico a desenvolverem a prática da pesquisa; despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre alunos do ensino médio e/ou técnico e o interesse pela pesquisa. Além disso, também objetiva introduzir e disseminar a pesquisa, possibilitando maior articulação entre o ensino médio e/ou técnico, a graduação e os programas Stricto Sensu e ainda estimular professores e alunos a engajar-se na atividade de pesquisa com temáticas e objetivos no âmbito do ensino médio e/ou técnico.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do preenchimento de formulário disponível no Instagram @edac_cesmac, no período de 22 de março a 22 de abril de 2021. No ato da inscrição o candidato irá escolher o Programa Stricto Sensu ao qual deverá ter vínculo (o vínculo se caracteriza pela participação do professor stricto sensu na categoria de orientador/tutor), seguir o perfil @edac_cesmac, curtir a foto oficial, disponível neste perfil, e compartilhar no story (enviar print da tela para o direct do @edac_cesmac, caso o perfil seja privado) e, marcar dois amigos na foto oficial).

No ato da inscrição deverá ser enviado, juntamente com o formulário de inscrição, o projeto de pesquisa no modelo descrito neste edital (links abaixo). A confirmação da inscrição será realizada quando o candidato for adicionado ao grupo no whatsapp do Processo seletivo 2021 do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) /Stricto Sensu Cesmac.

Os projetos de pesquisa ICJ/CNPq remotos devem seguir as diretrizes institucionais em relação às orientações de prevenção à Covid-19. Os projetos aprovados neste edital deverão ser desenvolvidos no formato totalmente remoto. As ações híbridas, só poderão acontecer caso haja autorização institucional do Cesmac e da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas, que serão informadas por meio da Coordenação Stricto sensu através da publicação de notas ou informativos tratando sobre as diretrizes para a condução de atividades de pesquisa na modalidade híbrida no decorrer do ano letivo.

Acesse o edital (link abaixo) para saber mais sobre como vai funcionar o processo o benefício da Bolsa de Iniciação Científica Júnior, dos recursos de fomento à pesquisa e da seleção dos trabalhos, que será realizada por uma comissão avaliadora ad-hoc e avaliados de acordo com os quesitos no Edital. Confira edital, formulário para inscrição e modelo do projeto no link: https://linktr.ee/educacaoemacao


Encontrou algum erro? Entre em contato