PANDEMIA

Rede de Saúde de Alagoas pode colapsar nas próximas semanas, diz Ufal

Ocupação dos leitos já ultrapassou os 80% em Alagoas
Por Bruno Fernandes com assessoria 08/03/2021 - 14:29

ACESSIBILIDADE

Reprodução Sky News
Paciente hospitalizado com coronavírus
Paciente hospitalizado com coronavírus

Um dia após o governador Renan Filho (MDB) endurecer as medidas contra a disseminação do novo coronavírus, um levantamento do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC) revelou que a rede pública de Saúde pode entrar em colapso a qualquer momento em Alagoas.

O observatório, que faz parte Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi divulgado nesta segunda-feira, 8, e revela que o aumento na demanda por leitos mais que dobrou na última semana.

A ocupação dos leitos já ultrapassou os 80% em Alagoas, ponto crítico onde é recomendado o lockdown pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste (C4NE). “As medidas de mitigação previstas nos protocolos em vigência até então não estavam sendo suficientes”, diz Gabriel Bádue, coordenador do OAPPEC.relacionadas_esquerda

Ainda de acordo com o relatório, da segunda quinzena de dezembro até a segunda quinzena de fevereiro, a taxa de crescimento na demanda por novos leitos era de, em média, 8 unidades por semana. Esse número subiu para 20 leitos por semana na segunda quinzena de fevereiro, e para 52 na última semana.

A taxa de ocupação nas UTIs que já havia ultrapassado 70% nas últimas duas semanas, voltou a superar os 80% nos últimos dias. Assim, mantido o atual ritmo, o sistema público de saúde pode atingir lotação máxima nas próximas semanas, apesar dos esforços para abertura de mais leitos.

Devido a esses números, o governador Renan Filho anunciou na tarde de domingo, 7, novas medidas restritivas para combater o avanço da covid-19 em Alagoas. O anúncio acontece quatro dias após o estado sair da fase azul e regressar para a amarela.

Com as novas mudanças, as regiões do Sertão e Agreste farão parte da fase vermelha. O restante do estado, incluindo a capital alagoana, irá para a fase laranja.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato