FIM DO VERÃO

Alagoas terá dias mais quentes neste final de março

Por Assessoria Semarh 05/03/2021 - 16:06

ACESSIBILIDADE

SEMARH
 Vinícius Pinho diz que, historicamente, as temperaturas sobem este mês no estado
Vinícius Pinho diz que, historicamente, as temperaturas sobem este mês no estado

Mais calor: fim do verão é o período mais quente da estação em Alagoas, aponta Sala de Alerta da Semarh

O verão termina no próximo dia 20 de março e o período atual será um dos mais quentes da estação. A informação é da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Historicamente, este é o período onde são registradas as maiores temperaturas em Alagoas, segundo os técnicos.

A previsão para o final de semana é de temperaturas elevadas, que atingem a máxima de 31°C em Maceió, 34°C no Agreste e 36°C no Sertão, e predomínio de sol entre poucas nuvens em toda Alagoas.

“O mês de março, principalmente na região litorânea, é o mês mais quente climatologicamente falando. As maiores temperaturas médias foram registradas neste mês. Isso acontece principalmente por dois fatores, o primeiro deles é uma maior incidência de radiação solar nessa época do ano e como estamos em um período seco, é uma época de menor nebulosidade, fazendo com que aconteça um maior aquecimento na superfície, consequentemente, temperaturas mais elevadas na região são registradas”, explicou o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

Segundo Pinho, outro fator que pode ser considerado, principalmente para a elevada sensação térmica são os Ventos Nordestes. “No início do verão, entre dezembro e janeiro há uma incidência destes ventos que fazem com que a sensação térmica seja um pouco menor, já em março, esses ventos tendem a ser mais fracos. Como a incidência de irradiação permanece a mesma, isso também faz com que a sensação térmica seja maior”.

Chegada do Outono


Para Alagoas, a estação representa uma fase de transição, pelo final do período seco e início do período chuvoso. “A nossa expectativa é que haja um aumento considerável no volume de chuva para todo o estado neste período. No ano passado o período chuvoso se iniciou no fim de março, mas acreditamos que neste ano as chuvas só retornem em volume considerável na segunda quinzena de abril”, concluiu o meteorologista.



Encontrou algum erro? Entre em contato