Alagoas, 16 de abril de 2021 24º min 27º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ALAGOAS

INSS divulga calendário da prova de vida para segurados

Tamara Albuquerque

26/02/2021 13h01 - Atualizado em 26/02/2021 13h01

Obrigatoriedade da prova de vida será retomada em maio
Agência BrasilObrigatoriedade da prova de vida será retomada em maio

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas devem ficar atentos com a data para fazer a prova de vida. O instituto publicou hoje (26) no Diário oficial da União, o calendário para a retomada da prova, que foi implantada para evitar fraudes nos pagamentos. O calendário inclui os segurados – aposentados e pensionistas – que deveriam fazer o procedimento anual de março do ano passado a abril de 2021.

A obrigatoriedade para prova de vida foi interrompida em março de 2020 devido à pandemia. O cronograma para fazer a prova de vida determina que os segurados que deviam provar que estão vivos em março e abril do ano passado, devem fazer no mês de maio deste ano.

O segurado que teria de fazer a prova de vida em março e abril deste ano, agora vão fazer em novembro. Essa mudança ocorre porque o INSS voltou a prorrogar a liberação da prova por mais 60 dias(março e abril) para evitar o deslovamento dos idosos até o banco em período de pandemia.

De acordo com o instituto, a prova de vida, apesar de não ser obrigatória até maio, pode ser feita pelo celular. No aplicativo Meu INSS há um tutorial para a população fazer todo o procedimento.


De acordo com a Portaria nº º 1.278, divulgada no DOU hoje (26), a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanecem e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

O INSS decidiu suspender a prova de vida em março de 2020 para evitar que os idosos precisem se deslocar até o local da prova de vida, por serem considerados do grupo de risco para a covid-19.


Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade