CONCEITO

Curso de Educação Física tem mais um artigo aprovado em revista internacional

Por Assessoria 01/02/2021 - 11:32

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Cesmac
Cesmac

Acadêmicos e docentes do curso de Educação Física do Cesmac conseguem aceitação de mais um artigo em revista internacional conceituada. O artigo intitulado “Caffeine ingestion increases the upper-body intermittent dynamic strength endurance performance of combat sports athletes”, que traduzido fica “A ingestão de cafeína aumenta o desempenho de resistência de força dinâmica intermitente da parte superior do corpo de atletas de esportes de combate”, foi aceito para publicação no European Journal of Sport Science, um periódico internacional (Journal Citations Reports: 2.781) e classificação A1 no qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Estudo investigou os efeitos da ingestão de cafeína sobre o desempenho intermitente de alta intensidade em atletas de Judô e Jiu-Jitsu. Entre os principais achados do estudo, os pesquisadores revelaram que a cafeína (5 mg/kg), comparada à placebo, aumentou a resistência de força e a força máxima de preensão manual dos lutadores.

André Luiz Silva da Rocha
André Luiz Silva da Rocha

O artigo é resultado do projeto de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do discente André da Silva Rocha, orientado pelo Professor Carlos Rafaell Correia-Oliveira, e escrito pelo Professor João Paulo Lopes-Silva. O trabalho também contou com a colaboração do discente Júlio Cesar da Silva Rocha e do professor Vitor Fabiano dos Santos Silva. O trabalho foi aceito para publicação em um periódico conceituado, no qual a pesquisa foi conduzida 100% no CESMAC e com apoio do Programa Institucional de Iniciação Científica (PSIC) e docentes apenas do curso de Educação Física.

De acordo com o Prof. Me. Vitor Fabiano, coordenador da graduação, “o trabalho é de vital importância para o curso de e Educação Física uma vez que é um produto do PSIC e 100% composto por Acadêmicos e Docentes. Isso só reforça que estamos no caminho certo da pesquisa científica com temas que são aplicáveis para o desempenho físico de atletas”, destacou o docente.

O orientador da pesquisa, explica que é muito satisfatório ter mais um artigo aceito em um periódico internacional tão conceituado e reconhecido mundialmente como o European Journal of Sport Science, sendo mais uma demonstração de que o curso está no caminho certo e realizando pesquisa de alta qualidade.

Prof. Me. Vitor Fabiano
Prof. Me. Vitor Fabiano

“Embora esse artigo seja fruto de um projeto iniciação científica do discente André Rocha pelo PSIC-CESMAC, no qual tive o prazer de ser o orientador, vale ressaltar que na atual vigência infelizmente não tivemos nenhum projeto do curso de educação física contemplado, mais uma vez destacando a necessidade de se identificar os professores com potencial para pesquisa e publicação de bons artigos, o que sem dúvida, renderá bons produtos para o Centro Universitário CESMAC. Por fim, gostaria de parabenizar a todos os alunos e professores envolvidos, em especial ao discente André Rocha pela condução do trabalho e ao Prof. Dr. João Paulo Lopes-Silva pela escrita do paper”, detalhou o Prof. Dr. Carlos Rafaell Correia-Oliveira, orientador do trabalho.

“Tenho enorme gratidão a Deus pela oportunidade que tive de dispor de toda a estrutura oferecida pelo curso de Educação Física do CESMAC para que pudesse desenvolver meu trabalho de iniciação científica sob orientação do Prof. Dr. Carlos Rafaell Correia-Oliveira e com apoio do Prof. Dr. João Paulo Lopes-Silva. A ajuda e parceria do meu companheiro de coleta de dados Júlio Rocha também foi fundamental. Posso afirmar que esse conjunto me garantiu um desempenho positivo chegando a esse nível de conhecimento e evolução, lembro que tudo foi realizado com muito profissionalismo e dedicação. Isso produzirá efeitos fantásticos para meu futuro acadêmico e profissional, porque ter esse artigo publicado na revista European Journal of Sport Science é algo de uma magnitude inimaginável. A iniciação científica me fez conhecer a importância da pesquisa no campo o qual estou me formando. Tendo em vista a importância dos alunos de graduação passar por essa experiência”, declarou André Luiz Silva da Rocha.

Prof. Dr. Carlos Rafaell Correia-Oliveira
Prof. Dr. Carlos Rafaell Correia-Oliveira

O professor João Paulo Lopes, que é doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo e mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas, ressalta: “é importante destacar que esse artigo é derivado de um TCC de graduação e demonstra que estamos produzindo conhecido de alto nível. Isso gera uma expectativa futura pois temos outros projetos que serão conduzidos esse ano na mesma linha de pesquisa”, reforça o docente, que também é professor titular no curso de Educação Física, ministrando as disciplinas Fisiologia do Esforço, Metodologia do Ensino da Educação Física e dos Esportes, Comportamento Motor e Estágio Supervisionado I.

Prof. Dr. João Paulo Lopes
Prof. Dr. João Paulo Lopes


Encontrou algum erro? Entre em contato