BAIRROS AFUNDANDO

Prefeitura cobra atualização do projeto de mobilidade apresentado pela Braskem

Por Assessoria 28/01/2021 - 10:24

ACESSIBILIDADE

Erik Maia/Secom Maceió
Reunião ocorreu na sede da Prefeitura de Maceió
Reunião ocorreu na sede da Prefeitura de Maceió

A Prefeitura de Maceió solicitou, durante uma reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (27), a atualização dos projetos de mobilidade apresentados por uma empresa contratada da Braskem levando em consideração um maior prazo de planejamento do crescimento do município. Os projetos visam corrigir os problemas causados pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

Nos projetos, apresentados de forma remota pelo engenheiro João Recena, há três soluções que poderiam ser aplicadas para sanar a interdição da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange. Ainda assim, avaliam os técnicos do Município, esses estudos poderiam sobrecarregar a Avenida Fernandes Lima, principal corredor de trânsito e transporte público da capital, e precisam levar em consideração os demais projetos de planejamento.

Pela prefeitura participaram o secretário de Governo, Francisco Sales; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota; o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Tácio Rodrigues; secretário adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário; e o Nemer Ibrahim, secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanização.

Para o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, apesar das fases sugeridas pelo projeto da Braskem, existem outras questões referentes a mobilidade urbana que precisam ser discutidas, o que será feito em uma próxima reunião.

Outra definição é que o grupo técnico contratado pela Braskem para atender à demanda da Prefeitura de Maceió deverá ter reuniões com os técnicos do município para que as considerações sobre o planejamento municipal sejam levadas em consideração nessa atualização.

Urbanismo

Outro ponto da reunião de hoje foram as soluções que deverão ser implantadas para as áreas de encosta desses bairros afetados, em especial para a região do Mutange, de maior criticidade, motivo pelo qual o trecho já está isolado.

No projeto apresentado pela empresa há a previsão da criação de um ângulo maior na barreira da região e o replantio de espécies nativas da mata atlântica, o que evita que o excesso de água se acumule na região, o que deve fortalecer a região e evitar novos deslizamentos de terra como os causados pela chuva.

Soluções Emergenciais


Na reunião, os secretários reafirmaram que o planejamento é necessário, mas que há soluções emergenciais de curto prazo que deverão ser implementadas com rapidez para minimizar os problemas já causados, tanto sociais, quanto urbanísticos.


Encontrou algum erro? Entre em contato