EDUCAÇÃO

Candidatos fazem neste domingo última maratona de provas do Enem

Por Tamara Albuquerque com agências 24/01/2021 - 07:17
Atualização: 24/01/2021 - 07:38

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Estudantes fazem neste domingo, 24, a segunda etapa do Enem
Estudantes fazem neste domingo, 24, a segunda etapa do Enem

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fazem a segunda etapa das provas neste domingo, 24. Em Alagoas, estavam inscritos 102.577 candidatos em busca na disputa por vagas no ensino superior, mas apenas 53.957 candidatos estiveram presentes no primeiro dia de provas, no dia 17. Segundo o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, o estado contabilizou 317 locais de prova distribuídos em 26 municípios.

Pela rede estadual de ensino, foram 15.947 inscritos no exame, um aumento de 12,2% em relação à edição 2019, quando foram registrados 14.202 inscritos.

Neste domingo, os candidatos responderão a 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física), uma maratona de 90 questões em cinco horas.

Os participantes deverão levar um documento original com foto (RG, CNH, carteira de trabalho) e caneta esferográfica de material transparente de tinta preta. Todos os participantes deverão usar máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o tempo que estiverem nos locais de exame.

Antes de entrar, os candidatos deverão higienizar as mãos com álcool em gel. Os locais de exame fornecem o produto, mas os participantes também podem levar.

Lanches leves e água estão liberados. Nada de boné, equipamentos eletrônicos ou relógio. O celular deverá ser desligado e guardado em um envelope distribuído pelo organizador e poderá ser retirado no momento em que o candidato deixar o local de prova. Qualquer emissão sonora durante o exame, implica na desclassificação do candidato.

Os portões devem abrir meia-hora mais cedo do que o previsto no edital, às 11h30 — essa é a estratégia do Inep para evitar aglomeração na entrada — e devem fechar às 13h. A prova começa às 13h30 e terá 5h de duração. Os candidatos devem deixar o local de prova até às 18h30.

Recorde de abstenção

A primeira prova do exame foi realizada no domingo passado (17) e teve recorde de abstenção, 51,5% do inscritos não realizaram o Enem. Ao mesmo tempo, estudantes reclamaram que não conseguiram fazer a prova porque as salas estavam superlotadas.

Esta edição do Enem foi marcada por uma série de ações na Justiça. A DPU (Defensoria Pública da União) pediu o adiamento argumentando que o aumento do número de casos de covid-19 aumentou em todo o país.


Encontrou algum erro? Entre em contato