CASO PINHEIRO

MPF, Uncisal e Sesau reúnem-se para discutir situação do Hospital Portugal Ramalho

Por Assessoria MPF 22/01/2021 - 14:38

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Hospital Escola Portugal Ramalho
Hospital Escola Portugal Ramalho

Na tarde da última quinta-feira, 21, a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas promoveu reunião com representantes do Hospital Escola Portugal Ramalho, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), a fim de tratar sobre a situação do hospital psiquiátrico que se encontra inserido na área de criticidade 01, na 4ª versão do Mapa de Linhas Prioritárias, divulgado pela Defesa Civil em dezembro de 2020.

A reunião virtual foi solicitada por representantes do hospital que informaram às procuradoras da República Niedja Kaspary, Julia Cadete e Juliana Câmara sobre a situação da instituição de saúde mental, inteiramente de interesse público, que também é hospital-escola e o único hospital psiquiátrico do estado de Alagoas, realizando milhares de atendimentos anualmente, sendo totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição possui mais de 65 anos e,segundo os representantes do hospital, precisa de reformas estruturais.

Possui 160 leitos para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas em situações de urgência e emergência psiquiátrica; adolescentes e adultos dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social e familiar e residentes em situação de abandono familiar.

Os representantes do hospital e da Uncisal solicitaram a mediação da força-tarefa do MPF para o Caso Pinheiro (Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol) nas negociações com a Braskem, uma vez que – apesar dos grandes equipamentos não estarem abrangidos pelo Termo de Acordo firmado pelas instituições públicas – o Hospital Escola Portugal Ramalho presta serviço de saúde pública, pelo SUS.

Ressaltando que os outros dois hospitais psiquiátricos que existiam – o Hospital José Lopes e o Hospital Ulisses Pernambucano, ambos localizados no bairro de Bebedouro – também já não existem.

As procuradoras orientaram aos participantes da reunião a buscarem a Defesa Civil, para obtenção de um laudo sobre a situação estrutural do prédio, e em sequência apresentem seus pleitos à empresa, a fim de dar início às negociações.


Encontrou algum erro? Entre em contato