SAÚDE

Maceió vai ganhar nova UPA no bairro de Jaraguá

Estrutura terá tomografia computadorizada e capacidade para atender 350 pacientes/dia
Por Redação com assessoria 21/01/2021 - 08:49
Atualização: 21/01/2021 - 09:01

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
UPA de Jaraguá seguirá padrão de estrutura das unidades já existentes em Maceió
UPA de Jaraguá seguirá padrão de estrutura das unidades já existentes em Maceió

Moradores do bairro de Jaraguá e adjacências terão, possívelmente este ano, a mais moderna Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió. A estrutura será construída ao lado da Superintendência da Polícia Federal de Alagoas e, segundo o governador Renan Filho, terá capacidade para 350 pacientes diários e um serviço de tomografia computadorizada, o que permitirá procedimentos intermediários entre atenção básica e média e alta complexidade.

A ordem de serviço para construção da Upa será assinada nesta quinta-feira (21). A unidade está orçada em R$ 6,2 milhões e receberá recursos próprios do estado. 

A nova UPA será referência para  moradores do I Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras, além do próprio Jaraguá. A obra, segundo a Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Sesau, tem previsão de conclusão para 120 dias após o início dos trabalhos. 


Serviços ofertados

Além de contar com leitos de observação e de urgência, a UPA Jaraguá terá assistência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, a unidade vai contar com um serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado, que será o seu diferencial.

Especializada em resolver parte das urgências e emergências, como pressão e febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto, a nova unidade de saúde irá funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Com isso, irá contribuir, assim como as UPAs do Tabuleiro e do Jacintinho, para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), referência do atendimento de emergência a politraumatizados.


Encontrou algum erro? Entre em contato