CAIXA DOIS

Ministro do STF envia inquérito sobre Renan para Justiça de Alagoas

Por Com O Antagonista 20/01/2021 - 07:36
Atualização: 20/01/2021 - 19:26

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Renan Calheiros
Renan Calheiros

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello enviou para a Justiça Eleitoral de Alagoas inquérito em que Renan Calheiros (MDB) é investigado por R$ 500 mil recebidos da Odebrecht em 2010.

A informação é do site O Antagonista. A investigação foi aberta em 2017 na Lava Jato; no mesmo ano, o ministro Edson Fachin abriu mão do caso por não ver relação com a Petrobras. 

Inicialmente, a PGR de Raquel Dodge apontava corrupção e lavagem, que teria a participação do governador Renan Filho (MDB). 

Segundo a PRG, junto com Filho e o senador Fernando Bezerra (MDB), Calheiros teria recebido propina em troca de obras no Canal do Sertão, de transposição do rio São Francisco. 

No ano passado, já sob o comando de Augusto Aras, a PGR disse que houve apenas caixa 2, sem ligação com o mandato de senador, e pediu a remessa do caso para a primeira instância da Justiça Eleitoral.

“A situação jurídica não se enquadra na Constituição Federal em termos de atribuição do Supremo”, despachou Marco Aurélio.

OUTRO LADO

Por meio da assessoria, Renan Calheiros afirmou que jamais praticou caixa 2. Destaca ainda que o governador Renan Filho nunca se envolveu com a captação de recursos para a campanha, função exercida exclusivamente pelo próprio senador, presidente do MDB Alagoas. 

Além disso, todas as receitas e despesas estão comprovadas por meio de notas fiscais e as contas aprovadas pelos órgãos competentes. Por isso, a investigação, onde quer que seja feita, terá o desfecho de outras já arquivadas e rejeitadas por absoluta falta de prova.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato