SAÚDE

Ouvidos, nariz e garganta pedem cuidados especiais durante o verão

Por Assessoria 18/01/2021 - 10:23

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Estação mais quente do ano favorece o aparecimento de doenças respiratórias, amigdalites e otites
Estação mais quente do ano favorece o aparecimento de doenças respiratórias, amigdalites e otites

O verão é a estação marcada por altas temperaturas, dias longos e noites curtas. Durante esse período, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde que costumam ser comuns nesta época do ano.

O otorrinolaringologista do Hapvida Maceió, Dr. Gleydson Lima, explica que a mudança de hábitos, como o uso prolongado do ar-condicionado e exposição repetida à água da piscina ou mar, podem favorecer o aparecimento de doenças relacionadas aos ouvidos, nariz e garganta.

“Todo cuidado é pouco. O aumento da temperatura causa problemas respiratórios, como gripes, resfriados, rinites e sinusites. Por isso, a higiene nasal deve ser realizada com soro fisiológico que remove impurezas e agentes agressores, como vírus e bactérias, além de auxiliar na diluição e remoção de secreções”, explica.

OTITES


Além do nariz, outro órgão que pede cuidados extras são os ouvidos. A otite externa, por exemplo, é responsável por até 20% do número total de consultas em otorrinolaringologia neste período. Ela é uma infecção que atinge o pavilhão auricular e o tímpano, sendo mais comum em crianças e jovens.

“A otite é ocasionada pela exposição prolongada e repetida à água da piscina ou do mar. A pele do canal auditivo, assim como os dedos das mãos e dos pés, ficam enrugados e macerados, o que gera microfissuras e permite a proliferação de bactérias no ouvido. A dor costuma ser tão intensa que alguns pacientes relatam como a pior dor da vida”, diz Dr. Gleydson.

O otorrinolaringologista do Hapvida Maceió, Dr. Gleydson Lima,
O otorrinolaringologista do Hapvida Maceió, Dr. Gleydson Lima

O especialista destaca, ainda, que a garganta também costuma sofrer com a ingestão de bebidas geladas e alcoólicas, isotônicos, sorvetes e picolés. Com isso, o aparecimento de casos de faringite, laringite e amigdalite.

AUMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA E PROTEÇÃO LABIAL


Para evitar essas doenças e manter uma vida saudável, alguns hábitos devem ser adotados, segundo o médico do Hapvida. Um deles é beber muita água. “A água é capaz de auxiliar no equilíbrio do pH da boca e também auxilia na manutenção da umidade e resistência da mucosa da pele das bochechas, garganta, língua, gengivas e lábios, que são muito agredidos pelas altas temperaturas dos dias de sol”, destaca o otorrino.

Outro hábito diz respeito ao uso do protetor labial, que ainda é negligenciado por algumas pessoas. A secura abre caminho para micro-organismos nocivos e pode diminuir a imunidade do organismo. A imunidade, por sua vez, pode favorecer o aparecimento de herpes e outras infecções orais.

“Ao menor sinal, procure ajuda médica para que o sintoma seja corretamente diagnosticado e tratamento corretamente”, conclui.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato